1. Anticonvusivante

  2. Sob prescrição médica

Princípio Ativo

pregabalina

Apresentações

Indicações

É indicada para tratamento da dor neuropática (dor devido à lesão e/ou mau funcionamento dos nervos e/ou do sistema nervoso); como terapia adjunta das crises epiléticas parciais (convulsões), com ou sem generalização secundária; tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada; controle de fibromialgia (doença caracterizada por dor crônica em várias partes do corpo, cansaço e alterações do sono) em adultos.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Registro MS: 1.5584.0590.005-7

Registro MS: 1.5584.0590.012-1

Foto da embalagem do produto Pregabalina Foto da embalagem do produto Pregabalina

Para que serve Pregabalina?

A pregabalina é um remédio para dor neuropática, uma condição em que o próprio sistema nervoso dispara sinais anormais de dor devido a uma lesão ou por um funcionamento inadequado nos nervos, medula ou cérebro. O ativo também auxilia no tratamento de convulsões, Transtorno de Ansiedade Generalizada e fibromialgia 1.

Como tomar Pregabalina

A dose inicial de pregabalina é de 75mg, duas vezes ao dia. A depender da resposta do paciente e sua tolerância, o médico pode aumentar para 150mg, duas vezes ao dia. Para quadros de dor neuropática, epilepsia e Transtorno de Ansiedade Generalizada, a dosagem pode chegar a 600mg/dia, enquanto para o tratamento de fibromialgia a dose máxima é de 450mg/dia 1.

A pregabalina é indicada para pessoas que precisam de um remédio para dor neuropática, que sofrem com crises epilépticas, diagnosticadas com fibromialgia e/ou Transtorno de Ansiedade Generalizada 1.


A pregabalina age na dor neuropática ao regular a liberação de neurotransmissores que amplificam a sensação de dor. Dessa forma, o ativo diminui a atividade excessiva dos nervos e alivia sintomas como queimação, formigamento e choques 1.


A bula não especifica que o uso da pregabalina seja acompanhado de alimentos ou em jejum, ou seja, poderia ser tomada em qualquer hora do dia 1.

É importante ressaltar que as reações adversas mais comuns são tontura e sonolência. Devido a esses efeitos, a habilidade de dirigir e operar máquinas pode ser prejudicada; e o risco de acidentes, como quedas, pode aumentar, especialmente em idosos 1.

Siga sempre a orientação do seu médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento que ele prescrever. Não interrompa o uso do medicamento sem o conhecimento do seu médico 1.


A pregabalina é contraindicada para pessoas com alergia ao medicamento ou a seus componentes. Além disso, não deve ser utilizada por gestantes sem orientação médica. Pacientes com intolerância à galactose, diabetes, doenças renais ou insuficiência cardíaca devem tomar o remédio com cautela, sempre acompanhados de um profissional da saúde para ajustar a dose, se necessário 1.


O uso do medicamento está associado ao aumento da sonolência. Por essa razão, algumas pessoas acreditam que a pregabalina ajuda a dormir. No entanto, é importante ficar atento a esse efeito, pois pode provocar acidentes, como quedas (principalmente em idosos) 1.


Os principais efeitos colaterais da pregabalina são tontura e sonolência leve a moderada. Outras reações comuns são 1:

• dores;
• inflamação da garganta;
• aumento do apetite;
• euforia, irritabilidade, confusão e desorientação mental;
• depressão;
• dificuldade para dormir;
• diminuição do desejo sexual;
• dificuldade para coordenar movimentos e alteração na fala;
• tremores;
• perda de memória;
• formigamentos;
• sedação e lentidão;
• visão turva e dupla;
• vômito e constipação intestinal;
• cãibras, inchaço, cansaço e risco de queda.


O aumento de peso é uma reação comum durante o tratamento, e ocorre em 1% a 10% dos pacientes, mas não é uma regra. Ou seja, nem todos que usam o remédio para dor neuropática apresentam esse efeito colateral 1.


É possível observar uma melhora do quadro tratado já na primeira semana de uso da pregabalina. Quando é necessário, o médico pode ajustar a dose inicial para um efeito mais eficaz 1.


Se você esquecer de tomar a pregabalina no horário indicado pelo seu médico, tome assim que lembrar. Porém, se já estiver perto da próxima dose, pule a que esqueceu e siga o tratamento normalmente. Nunca tome duas doses juntas para compensar 1.


Sim! A pregabalina só é vendida sob prescrição médica e com retenção de receita. Por isso, é obrigatório apresentar o documento para ter acesso ao remédio para dor neuropática 1.


Conheça outros produtos

Nossas Marcas

Conheça nossas marcas nossas-marcas

Referências bibliográficas

1. Bula do medicamento pregabalina.