-
Isento de prescrição
Princípio Ativo
Apresentações
Indicações
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Registro MS:
Registro MS:
Registro MS:
Registro MS:
Registro MS:
Para que serve Neolyte?
Neolyte é um produto indicado para reidratação oral que contribui para a saúde do trato gastrointestinal. Seu uso auxilia na recuperação em casos de náusea e diarreia, consumo de bebidas alcoólicas e atividade física intensa. Cada garrafa/sachê contém componentes eficazes para a hidratação do organismo, como sódio, potássio e glicose 1.
Como tomar Neolyte
Neolyte está disponível nas versões sachê e líquido.
Modo de uso do líquido:
• Adulto: 750ml por hora, até o limite de 4L por dia;
• Lactentes e crianças: 20ml de solução/kg por hora, até o limite de 75ml/kg/dia 1.
Modo de uso sachê:
• Diluir cada sachê em 1 litro de água;
• Adultos e crianças*: 75ml/kg, até o limite de 4L por dia;
• *Crianças com menos de 2,6kg: Até 200ml por dia 1.
Um repositor eletrolítico serve para repor líquidos e sais minerais (como sódio, potássio e cloro) que o corpo perde em situações de vômito persistente, diarreia, virose e outras condições clínicas. Seu consumo ajuda a complementar os eletrólitos no organismo 2.
Neolyte é um repositor eletrolítico indicado para períodos de desidratação, quando ocorre uma perda excessiva de líquidos e eletrólitos, como em quadros de vômito e diarreia. Seu uso também pode auxiliar a saúde gastrointestinal após o consumo de bebidas alcoólicas e atividade física intensa 1.
Os principais sintomas de desidratação em adultos são a sede e a fraqueza. Também é comum a pessoa sentir a boca e os lábios secos, perceber a urina escura ou em menor quantidade, ter cãibras e dores de cabeça leve, apresentar confusão mental, tontura, irritabilidade, dificuldade de concentração, taquicardia e pressão baixa 3.
Para ser considerado um quadro diarreico, é necessário três ou mais evacuações amolecidas em um mesmo dia. O sintoma pode durar até 14 dias e pode levar à desidratação. Para evitar complicações, é importante reforçar a hidratação, com água, água de coco, chá e repositor eletrolítico, como Neolyte 4.
Para casos de desidratação leves e moderados, a reidratação oral é o tratamento recomendado. Deve-se aumentar a ingestão de água, sucos naturais e soluções de reidratação oral, de preferência que contenham sais minerais e glicose, como Neolyte. Para quadros graves, a reidratação intravenosa em hospital pode ser necessária 5.
Sim! Crianças podem tomar Neolyte para ajudar na hidratação quando há perda de líquidos e sais minerais, desde que a quantidade recomendada seja respeitada 1.
Na versão líquida pronta para beber, a indicação é de 20ml de solução por quilo por hora, com um limite de 75ml por quilo por hora. Já no caso do sachê, é preciso atenção ao peso: para crianças com menos de 2,6kg, o limite é de 200ml 1.
Para crianças com mais de 2,6kg, pode-se dar até 75ml por quilo por dia, com um máximo de 4 litros por dia 1.
Sim! Bebês que ainda se alimentam de leite materno ou fórmula infantil podem tomar Neolyte, desde que se respeite a dose indicada: para os pequenos, recomenda-se 20ml da solução por quilo por hora. Fique atento também ao limite de ingestão, que não deve ultrapassar 75 ml por quilo ao dia 1.
Preparar o Neolyte é simples: basta diluir um sachê em 1 litro de água potável ou fervida. Se preferir, você pode utilizar a versão pronta para beber 1.
Tanto a garrafa quanto o sachê de Neolyte contêm sódio, potássio e glicose 1.
A versão em sachê está disponível nos sabores natural e uva. Já na versão pronta para consumo (garrafa), você encontra os sabores de limão, laranja e uva.
Referências bibliográficas
1. Rotulagem do produto Neolyte Reidratação Oral.
2. Ministério da Saúde [Internet]. Saude.gov.br. 2024. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/svs/1998/prt0222_24_03_1998.html. Acesso em maio/2025.
3. Taylor K, Jones EB, Tripathi AK. Adult dehydration [Internet]. PubMed. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK555956/. Acesso em maio/2025.
4. Sociedade Brasileira de Pediatria. Diarreia aguda: diagnóstico e tratamento. 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2017/03/Guia-Pratico-Diarreia-Aguda.pdf. Acesso em maio/2025.
5. Rothenberg JA, Panagos A. Musculoskeletal performance and hydration status. Current Reviews in Musculoskeletal Medicine [Internet]. 2008 Mar 4;1(2):131–6. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12178-008-9020-9. Acesso em maio/2025.