Conheça melhor seu cliente e aprenda a cativá-lo
Os padrões de consumo e o perfil dos consumidores vêm mudando significativamente nos últimos anos, e isso não se restringe a um mercado específico.
Medicamentos, automóveis, eletrodomésticos… Todos os bens e serviços estão se moldando para atender melhor aos seus clientes.
Atualmente os funcionários de uma farmácia precisam entender que as suas atividades vão muito além do comércio de medicamentos e perfumaria, englobando a prestação de serviços.
São diversos fatores que geram valor para os clientes e que a equipe de uma farmácia ou drogaria deve se atentar se quiser fidelizar o consumidor.
No atendimento ao cliente na farmácia, a informação é tudo e a competência técnica é fundamental.
Como são os novos clientes?
Os clientes têm cada vez menos tempo para suas compras e valorizam cada centavo que gastam.
Eles buscam, além do produto ou serviço, um atendimento de excelência. Antes de comprar, pesquisam e buscam as melhores condições: preços, descontos e prazos.
Com um simples toque no computador ou celular, é possível encontrar uma gama de soluções, mas os clientes não compram apenas por preço.
Entre seus critérios estão a confiabilidade, a segurança e a idoneidade da marca ou do fabricante. Não querem mais que lhes digam o que e como fazer, e desconfiam de promoções milagrosas.
Os clientes, mesmo aqueles pertencentes às classes econômicas menos privilegiadas, querem receber um atendimento de excelência, propiciando uma experiência de consumo que lhes dê prazer.
Clientes buscam produtos e serviços inovadores e originais, que combinem com seu estilo de vida e jeito de ser.
Hoje, o que move os clientes é a sua própria satisfação e não apenas a conveniência. Essa compreensão cuidadosa o ajudará a decidir o sucesso ou o fracasso dos negócios da sua farmácia.
Usá-la com inteligência, assertividade e criatividade poderá diferenciar sua farmácia das demais.
Veja o quadro abaixo que compara o consumidor antigo e o futuro, e entenda um pouco melhor sobre o que o cliente busca na farmácia:
Consumidor Antigo | Consumidor Atual/Futuro |
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CONVENIÊNCIA:
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AUTENTICIDADE:
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SINCRONIZADO:
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INDIVIDUALISTA:
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POUCO ENVOLVIDO:
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MUITO ENVOLVIDO:
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CONFORMISTA:
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INDEPENDENTE:
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MENOS INFORMADO:
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MUITO INFORMADO:
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MAIS TEMPO E MENOS OFERTAS:
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MENOS TEMPO E MAIS OFERTAS:
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Como prestar um bom atendimento ao cliente na farmácia?
Além dos clientes do dia a dia, os caracterizados abaixo correspondem às tendências mais marcantes que encontramos hoje, mas que marcarão o mercado nos próximos anos.
Você está preparado para atendê-los com profissionalismo?
Os idosos serão a maioria no país na próxima década. Hoje eles já são ávidos consumidores de tecnologia, cultura, tratamentos estéticos e produtos de beleza.
Um estudo realizado com idosos revelou que 68% dos idosos (homens e mulheres) usam cremes hidratantes para a pele e até antirrugas. Num futuro bem próximo, isso aumentará ainda mais.
Portanto, dá para imaginar que logo, logo esse será um grande público, certo? Por isso, começar a se preparar desde já para prestar um bom atendimento ao idoso na farmácia é indispensável.
Pessoas em busca de personalização
Cada um com seu estilo: cansados da massificação, parte dos clientes busca reforçar sua própria identidade e procura serviços e produtos diferenciados.
Com uma diversidade cada vez maior de pessoas nos estabelecimentos, saber como atender, conversar e se dirigir a cada um é fundamental.
Para se preparar para isso, vale a pena buscar especializações, como treinamento para balconista de farmácia, entre outros.
Clientes que buscam produtos de luxo
Os produtos e serviços antes apenas reservados à elite agora seduzem os “comuns”.
A indústria do luxo não será a mesma no futuro. A tendência é que ela se democratize cada vez mais para garantir sua sobrevivência financeira.
Consumidores de baixa renda
Com o controle da inflação e a volta do crescimento econômico, o consumo popular tende a crescer.
Os consumidores de baixa renda representam hoje 144 milhões de pessoas no Brasil, o equivalente a 85% da população, e respondem por 47% da renda disponível no país.
O grande desejo desse grupo é o sentimento de “pertencer”, o de estar incluído. Querem ser vistos e se esforçam para isso como capazes de consumir determinada marca, produto ou serviço. E sua equipe deve estar preparada para fazê-los se sentir “parte”.
A cada momento as minorias crescem, se fortalecem e têm seu poder aquisitivo aumentado.
São os grupos de solteiros, divorciados, casais de homossexuais e deficientes físicos. São pessoas carentes de ofertas de produtos e serviços que atendam ao seu perfil de consumo.
Além de garantir produtos que atendam essas pessoas, saber como abordar um cliente na farmácia e como prestar um atendimento inclusivo pode fazer diferença na fidelização desses consumidores.
Os engajados
O cliente engajado na farmácia é o que se preocupa com o bem-estar do planeta e com as empresas politicamente corretas.
Faz escolhas na compra de seus produtos levando em consideração essa atuação das empresas, apoiando-as ou boicotando-as, de acordo com sua atuação no meio.
Acreditam que hoje você é basicamente o que consome. Pregam a sustentabilidade.
Se preocupar com esses aspectos ao firmar novas parcerias para sua farmácia pode ser uma dica interessante de como fidelizar clientes em farmácias, já que os consumidores engajados se sentirão mais felizes em consumir do seu estabelecimento.