Tratamentos

Limpeza nasal: aprenda a higienizar o nariz com segurança

Dr. Márcio de Queiroz Elias Publicado em: 06/11/2025 - Atualizado em: 06/11/2025

Imagem do post Limpeza nasal: aprenda a higienizar o nariz com segurança

Se engana quem pensa que a limpeza nasal é indicada apenas para crianças. Essa medida higiênica pode ser incluída na rotina de qualquer pessoa, mesmo quem não está doente, e é um cuidado preventivo contra condições respiratórias ¹.

Afinal, diversas partículas e agentes irritativos ficam alojados nas vias aéreas graças ao “filtro” do nariz, que permite que apenas o ar chegue aos pulmões, em sua maioria ¹.

No entanto, embora não adentrem o organismo, esses corpos estranhos podem prejudicar a saúde respiratória caso fiquem presos nas narinas. Por essa razão, a higienização é tão importante ¹

Continue a leitura e entenda como fazer a lavagem nasal, além de dicas sobre os melhores produtos e soluções para facilitar a higienização das vias aéreas. Confira!

Resumo

  • Para desentupir o nariz e aliviar o sintoma, experimente aumentar a ingestão de água, usar umidificadores de ar, manter os ambientes limpos e arejados e fazer limpezas nasais regulares 2-5.
  • A lavagem nasal ajuda a hidratar as mucosas nasais e remover impurezas que ficam alojadas nas narinas ¹.
  • Você pode fazer a higienização com soro fisiológico ou soluções prontas vendidas em farmácias. Basta aplicar o produto em uma narina para que o líquido saia do outro lado 6.
  • Experimente lavar o nariz diariamente. Em casos de quadros inflamatórios ou infecciosos, faça duas vezes ao dia 6.

Conteúdos relacionados

O que fazer para o nariz desentupir?

A congestão nasal é um sintoma muito comum: você pode ficar congestionado devido a uma alergia respiratória, uma gripe, a inflamação das vias aéreas e diversos outros motivos ².

Diante da recorrência do quadro, saber o que fazer para o nariz desentupir é indispensável, em especial se você tem criança em casa, já que o sintoma é ainda mais frequente entre os pequenos ².

A seguir, confira cuidados simples, mas muito eficazes para desobstruir as vias respiratórias:

  • beba muita água: a hidratação previne o ressecamento e a irritação das vias aéreas, além de mantê-las hidratadas e ajudar na eliminação do catarro ³;
  • use umidificadores e nebulizadores de ar: esses aparelhos ajudam a manter a mucosa nasal hidratada, o que controla a inflamação das vias respiratórias, reduz o edema e melhora a respiração 4;
  • mantenha os ambientes limpos: se o nariz está entupido devido a uma alergia, manter os locais onde você passa o dia livres de alérgenos é um cuidado indispensável. Também é importante mudar a roupa de cama com frequência, evitar o uso de almofadas e tapetes e lavar as cortinas;
  • faça limpeza nasal regularmente: a lavagem ajuda a retirar corpos estranhos das vias aéreas e favorece a eliminação da secreção 5.

Por que fazer lavagem nasal?

Durante a respiração, diversas partículas entram no organismo junto ao ar. O papel do nariz é filtrar o oxigênio para que esses corpos estranhos não cheguem aos pulmões ¹.

Durante esse processo, no entanto, as sujeiras barradas se alojam nas narinas, quadro que pode provocar sintomas alérgicos como espirros, aumento da secreção e coceira ¹.

E é aí que entra a limpeza nasal, uma das melhores medidas para lavar o nariz e impedir que essas partículas afetem o sistema respiratório ¹.

Essa lavagem ajuda a remover esses corpos estranhos, manter a mucosa do nariz hidratada, evitar ressecamento e até sangramentos e prevenir problemas respiratórios ¹.

Pode fazer limpeza nasal com soro?

Você pode fazer a limpeza nasal com soro fisiológico ou com produtos específicos para lavagem que são vendidos em farmácias 6.

A solução salina, que chamamos popularmente de soro, é excelente para usar nesses momentos, principalmente porque é um produto acessível e que quase todo mundo tem em casa 6.

Além disso, ao optar por usar o soro, você ajuda a 6:

  • umedecer as mucosas nasais;
  • fluidificar as secreções;
  • reduzir o gotejamento pós-nasal;
  • proteger as vias respiratórias.

Nesse caso, a dica é manter o soro em temperatura ambiente (aumenta o conforto durante o procedimento) 6.

Como fazer limpeza nasal?

Fazer a limpeza do nariz é muito simples: você só precisa de um soro fisiológico, uma seringa ou uma solução pronta específica para fazer o procedimento 6.

No caso da lavagem com Neosoro Fluid Alto Volume, por exemplo, o soro é aplicado em uma narina e, com a ajuda da gravidade, sai pela outra. Já na versão em spray, o líquido não atravessa, basta uma ou duas borrifadas em cada lado para ajudar na hidratação e desobstrução das vias nasais 6.

Para quem tem dificuldade de expelir a solução, uma dica é inclinar a cabeça para facilitar o percurso do líquido. No entanto, caso você engula um pouco do soro, não é preciso se preocupar.

Se  estiver inseguro, consulte um otorrino. O médico pode demonstrar, na prática, como fazer a limpeza nasal corretamente e com segurança.

Quando fazer a limpeza nasal?

Agora que você já sabe para que serve e como fazer a limpeza, é hora de falarmos sobre a frequência ideal. Afinal, quando devemos lavar o nariz?

Como dito, o procedimento não é exclusivo de quem está doente: na verdade, quando feito regularmente, a higienização das narinas pode contribuir com a saúde do sistema respiratório e prevenir doenças ¹.

Afinal, nós respiramos o tempo todo e diversas partículas e corpos estranhos, como vírus, bactérias e sujeiras, se alojam em nossas narinas. Logo, lavar o nariz diariamente, ao menos uma vez, é o ideal ¹.

Em dias de baixa umidade do ar, você pode aumentar a frequência¹, com lavagens de manhã e à noite ¹.

Já quando há um quadro de inflamação ou infecção, principalmente as que causam aumento da secreção, lavar o nariz várias vezes ao dia pode ajudar a umedecer as secreções e eliminar o catarro 6.

Principalmente à medida que anoitece, quando o excesso de secreção costuma causar obstrução, a lavagem alivia os sintomas 6.

No período de pós-operatório de cirurgias nasais, a lavagem também é muito indicada. Nesse caso, é importante seguir a orientação e a frequência orientadas por seu médico ¹.

Conheça a linha Neosoro para lavagem nasal!

Se você procura uma solução específica para a limpeza nasal, experimente o Neosoro Fluid Alto Volume  e o Neosoro Fluid Spray.

Neosoro Fluid Alto Volume é uma solução de cloreto de sódio que ajuda a fluidificar secreções e desobstruir o nariz. Vem com embalagem de fácil aplicação e 30 sachês para diluição, e pode ser usada por adultos e crianças, de três a quatro vezes ao dia 7.

Já o Neosoro Fluid Spray é formulado com cloreto de sódio 9% e pode ser utilizado por crianças menores de 3 anos. Uma vantagem dessa versão é que o produto já vem pronto para uso: basta aplicar nas narinas para fazer a higienização do nariz 8.

Neosoro Fluid. cloreto de sódio. Indicação: lavagem nasal. MEDICAMENTO NOTIFICADO CONFOR­ME RDC nº 576/2021. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Maio/2025.

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro em 1994, concluiu sua especialização em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo em 1996. Entre 2004 e 2005, ocupou posições de liderança em maternidades e instituições hospitalares, onde consolidou sua experiência em gestão na área da saúde.

Conheça o autor

1. Piromchai P, Puvatanond C, Kirtsreesakul V, Chaiyasate S, Thanaviratananich S. Effectiveness of nasal irrigation devices: a Thai multicentre survey. PeerJ. 2019 May 27;7:e7000. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6542345/. Acesso em maio/2025.


2. Corey, J P et al. “Nasal congestion: a review of its etiology, evaluation, and treatment.” Ear, nose, & throat journal vol. 79,9 (2000): 690-3, 696, 698 passim. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11011488/. Acesso em maio/2025.


3. Sanu, A, and R Eccles. “The effects of a hot drink on nasal airflow and symptoms of common cold and flu.” Rhinology vol. 46,4 (2008): 271-5. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19145994/. Acesso em maio/2025.


4. Singh M, Singh M, Jaiswal N, Chauhan A. Heated, humidified air for the common cold. Cochrane Database Syst Rev. 2017;8(8):CD001728. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6483632/. Acesso em maio/2025.


5. Naclerio, Robert M et al. “Pathophysiology of nasal congestion.” International journal of general medicine vol. 3 47-57. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20463823/. Acesso em maio/2025.


6. Saline Nasal Irrigation for Upper Respiratory Conditions. American family physician [Internet]. 2009 Nov 15;80(10):1117–9. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2778074/. Acesso em maio/2025.


7. Hypera Pharma. Neosoro Fluid Alto Volume | Produtos - Neo Química [Internet]. neoquimica. 2024. Disponível em: https://www.neoquimica.com.br/nossas-marcas/neosoro-fluid.


8. Hypera Pharma. Neosoro H 3% Solução Nasal Spray 60ml - ihypera2022 [Internet]. Ihypera.com.br. Ihypera; 2022. Disponível em: https://www.ihypera.com.br/neosoro-h-3-solucao-nasal-spray-60ml-22852-0/p.