Alergias

Coceira no nariz: o que fazer para aliviar?

Dr. Márcio de Queiroz Elias Publicado em: 24/06/2024 - Atualizado em: 01/08/2025

Quer descobrir o que pode causar coceira no nariz e o que é bom para aliviar esse desconforto? Então, confira este artigo!

Imagem do post Coceira no nariz: o que fazer para aliviar?


A coceira no nariz, também chamada de prurido nasal, é um sintoma que indica diversas condições de saúde, a maioria relacionada à inflamação ou à irritação das vias respiratórias ¹.

Essa coceira se associa geralmente à resposta imunológica do corpo quando entra em contato com alguma substância específica. Esse processo gera a liberação excessiva de histamina e outros compostos relacionados ao sistema imunológico que promovem irritação e alergias ¹.

Apesar de ser bastante incômodo, o sintoma não é grave e você pode controlá-lo com o tratamento correto ¹.

Aproveite este texto para conhecer as causas mais comuns e como aliviar a coceira no nariz com práticas caseiras e apoio de medicamentos. Acompanhe a leitura!

Resumo

  • As causas da coceira nasal envolvem rinite alérgica, outras alergias, ressecamento das mucosas, infecções virais, sinusite e, mais raramente, tumores nasais ¹-⁴.
  • O principal gatilho da coceira nasal é a liberação de histamina, substância produzida em resposta à presença de alérgenos, como ácaros, pólen, mofo, pelos de animais e produtos químicos ¹,³.
  • Para aliviar o sintoma, recomenda-se evitar exposição a agentes alérgenos, hidratar as mucosas com lavagem nasal e manter o ar ambiente úmido com umidificadores ¹,⁴.
  • Medicamentos, como Desrinite (à base de fexofenadina) e Histamin (com dexclorfeniramina), ajudam a controlar os sintomas alérgicos, inclusive prurido nasal, espirros e coriza ⁶,⁷.

Conteúdos relacionados

O que pode causar coceira no nariz?

A coceira no nariz e espirros em excesso podem indicar diversas condições de saúde, como rinite alérgica, outros tipos de alergia, sinusite, ressecamento das mucosas nasais e até mesmo uma infecção viral ¹,²,³.

Veja detalhes de cada uma delas a seguir.

Rinite alérgica

A rinite alérgica é uma manifestação do sistema imunológico que gera irritação e inflamação das mucosas nasais devido ao contato com um alérgeno específico ¹.

O que causa a rinite alérgica são alérgenos, como mofo, pólen, ácaros, poeira, poluição e pelos de animais ¹.

Esse quadro inclui coceira nos olhos e no nariz, espirros, coriza, congestão nasal, respiração ofegante e lacrimejamento em excesso ¹.

Variados tipos de alergia

Outros tipos de reação alérgica, como as alergias por contato com alimentos, medicamentos e a dermatite, também podem causar prurido no nariz ¹.

As alergias a alimentos e medicamentos podem gerar sintomas respiratórios mesmo quando apenas ingeridos ¹.

Nesse caso, é muito importante ficar de olho na possibilidade de desenvolver anafilaxia, uma reação grave e potencialmente fatal que apresenta sintomas, como inchaço das vias respiratórias, falta de ar e queda da pressão arterial ¹.

Já a dermatite está mais relacionada ao contato direto do nariz com uma substância possivelmente alergênica, como um produto de limpeza ou cosmético ¹.

Ressecamento das mucosas nasais

O ressecamento das mucosas também pode causar prurido no nariz ².

Geralmente, se desencadeia por falta de hidratação e tempo seco, inclusive em ambientes com ar-condicionado. Outros sintomas que podem aparecer em conjunto são dor de cabeça e sangramento nasal ².

Infecção viral

Um dos sintomas mais comuns das infecções virais é a coceira nasal. Essas condições, como gripes, resfriados e Covid-19, também causam coriza, congestão, espirros e outros sintomas desconfortáveis ¹.

Saiba mais: Qual a diferença entre gripe e resfriado? Conheça os sintomas e causas de cada condição

Sinusite

Outra possibilidade é a sinusite, inflamação das mucosas dos seios da face, região que fica ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Apesar do principal sintoma ser dor, em alguns casos também pode haver coceira na região, inclusive no nariz ³.

Tumores na cavidade nasal

O prurido no nariz também pode ser um indicativo de tumores na cavidade nasal. Apesar de ser uma condição rara, os sintomas do quadro podem incluir congestão, dor na testa, rosto e olhos, sangramentos nasais frequentes e perda de olfato e paladar ¹.

Vale destacar que somente um médico pode diagnosticar corretamente a causa do prurido no nariz. Portanto, se você sofre constantemente com esse sintoma, não deixe de procurar ajuda especializada (como um otorrinolaringologista ou alergista) ¹.

Veja também: Qual a diferença entre rinite e sinusite? Confira os sintomas de cada uma

Por que a rinite coça tanto o nariz?

A rinite provoca prurido no nariz devido à inflamação da mucosa nasal. A coceira é resultado da irritação dos receptores nervosos na região, que ativam as vias nervosas ¹.

Essa reação desencadeia a liberação excessiva de histamina, uma substância que provoca coceira, inchaço e aumento da produção de muco ¹.

O que causa rinite alérgica?

Essa condição, principal causa da coceira nos olhos e no nariz e dos espirros constantes, tem vários fatores desencadeadores. Porém, antes de falar sobre os mais comuns, entenda por que este tipo de alergia acontece ⁴.

O nariz atua como um filtro do sistema respiratório. Logo, ao perceber a presença de substâncias irritantes que podem afetar a saúde dos pulmões, reage imediatamente para bloquear sua entrada ⁴.

Em certas pessoas, essa reação de defesa provoca uma inflamação nas mucosas nasais, a chamada rinite alérgica, e seus sintomas, como espirros, nariz escorrendo, coceira e perda do olfato ⁴.

De modo geral, a rinite alérgica pode ter causas hereditárias, mas envolve também o contato com certos gatilhos, explicados a seguir ⁴.

Gatilhos da rinite alérgica

  • Pelos de animais;
  • Descamação de pele;
  • Mofo;
  • Pólen;
  • Cheiro de determinados perfumes;
  • Alguns alimentos, cosméticos e medicamentos;
  • Infecções respiratórias virais e bacterianas;
  • Mudanças bruscas de temperatura;
  • Fumaça de cigarro e fumo;
  • Contato ou inalação de produtos de limpeza;
  • Ácaros presentes na poeira, como em lençóis, travesseiros, tapetes e cortinas.

Porém, como é difícil evitar contato com os ácaros no dia a dia, tanto na sua casa quanto na de amigos ou no escritório, o ideal é manter os espaços bem ventilados, limpos e, se possível, com entrada direta de sol ⁴.

Existe tratamento para rinite alérgica?

Cabe destacar que a rinite alérgica não tem cura. Logo, evitar o contato com alérgenos é a melhor forma de prevenção de crises. O tratamento acontece pela descoberta da substância irritante e uso de medicamentos, como anti-histamínicos, e vacinas antialérgicas para reduzir os sintomas ⁴.

Lembramos que os remédios e a vacina devem ser prescritos por um especialista ⁴.

Agora que você já sabe as possíveis causas do prurido nasal, separamos duas formas de aliviar seus sintomas de forma eficaz. Veja abaixo!

Como aliviar a coceira no nariz?

Para aliviar a coceira nasal, você pode evitar se expor a agentes alérgenos e investir na hidratação e nos cuidados com a mucosa interna e o ar do ambiente, como usar umidificadores, manter o espaço arejado e fazer lavagem nasal sempre que necessário ⁵.

Veja mais detalhes para entender melhor como aliviar a coceira no nariz.

Evitar exposição a agentes alérgenos

Se você sofre com rinite alérgica e quer impedir a coceira na região dos olhos e do nariz, é fundamental evitar ao máximo a exposição aos agentes causadores da alergia ⁵.

Porém, é preciso conhecer as substâncias que causam essa reação em você. Nesse caso, contar com um acompanhamento médico é essencial ⁵. O alergista, por exemplo, realiza testes com diversos agentes para identificar os alérgenos.

Sabemos que em certas ocasiões pode ser difícil evitar completamente o alérgeno, mas é possível dificultar o contato, por exemplo, ao usar máscaras cirúrgicas em determinados ambientes ⁵.

Hidratação e cuidados com a mucosa nasal e ar do ambiente

Manter a mucosa nasal saudável e umidificada também é fundamental para evitar a coceira e garantir a saúde do nariz. E para ter bons resultados, é imprescindível manter uma rotina de cuidados, principalmente em épocas de ar mais seco, como outono e inverno ⁵.

A lavagem nasal é parte importante dessa rotina. Trata-se da aplicação de soro fisiológico nas narinas para limpar e umidificar a mucosa, o que alivia a sensação de ressecamento e a coceira ⁵.

O uso de umidificadores nos ambientes também é altamente benéfico. Esses aparelhos ajudam a manter o ar mais agradável para a respiração, especialmente durante os períodos de clima seco ⁵.

Além disso, manter o nariz hidratado está diretamente relacionado à ingestão adequada de líquidos ao longo do dia. Beber água reflete diretamente na hidratação das mucosas nasais ⁵.

Qual o melhor remédio para coceira no nariz e espirros?

O tratamento para prurido no nariz depende diretamente de sua causa. Contudo, existem alguns tipos de medicamentos que ajudam a aliviar o desconforto, como sprays nasais, esteroides e antialérgicos (também conhecidos como anti-histamínicos) ¹.

Um exemplo é o Desrinite, um comprimido de uso oral, isento de prescrição, indicado para o alívio das manifestações alérgicas ⁶.

Contém o princípio ativo Fexofenadina, ideal para aliviar quadros, como ⁶:

  • rinite, inclusive espirros, obstrução nasal, prurido no nariz, no céu da boca, na garganta e nos olhos;
  • coriza;
  • conjuntivite alérgica com sintomas de lacrimejamento e vermelhidão dos olhos;
  • alergia ao pólen de algumas plantas;
  • alergias da pele, como urticária.

Além desse medicamento, existe o Histamin, disponível em comprimido, xarope e creme para uso tópico. Sua fórmula apresenta o maleato de dexclorfeniramina, antialérgico que bloqueia os efeitos da histamina no corpo ⁷.

Indicado para reduzir sintomas da alergia, como coceira no nariz, espirros, coriza e lacrimejamento, também alivia manifestações variadas, como dermatite de contato e atópica, rinites vasomotoras, febre do feno, angioedema, urticária, pruridos anais e vulvares e processos alérgicos de outras origens ⁷.

Você encontra Desrinite e Histamin em diversas farmácias espalhadas pelo Brasil, além do e-commerce.

Lembramos que é fundamental consultar um médico e seguir rigorosamente as recomendações para aliviar os sintomas de alergias ou infecções.

Desrinite. Cloridrato de fexofenadina. Indicações: para o alívio das manifestações alérgicas. MS 1.5584.0606. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Julho/2025

Histamin. Maleato de dexclorfeniramina. Indicações: tratamento de alergias, prurido, rinite alérgica, urticária, picada de inseto, conjuntivite alérgica, dermatite atópica e eczemas alérgicos. MS 1.5584.0573. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Julho/2025

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro em 1994, concluiu sua especialização em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo em 1996. Entre 2004 e 2005, ocupou posições de liderança em maternidades e instituições hospitalares, onde consolidou sua experiência em gestão na área da saúde.

Conheça o autor