Você sabe calcular a lucratividade e rentabilidade da sua farmácia?
Muitas vezes o desconhecimento sobre políticas de estoque, finanças e parcerias comerciais é a principal explicação das dificuldades que muitas empresas têm em progredir ou obter melhores resultados.
Por melhores que sejam os conhecimentos técnicos do farmacêutico, gerente ou proprietário da farmácia, ainda assim, eles não são suficientes para que as finanças caminhem bem.
Nosso objetivo, neste módulo, é destacar alguns aspectos importantes que poderão nortear os profissionais de farmácia na condução administrativa de seus negócios.
O que é lucratividade e rentabilidade?
A lucratividade é o indicador que demonstra quanto a farmácia ou outro empreendimento ganhou em relação a todo dinheiro que entrou em caixa. Ele mostra a margem de lucro líquida.
É importante lembrar que nem todo valor que entra é, de fato, a lucratividade do negócio.
Afinal, do valor que entra da venda de um medicamento, por exemplo, precisa ser subtraído o valor gasto para comprá-lo.
Portanto, a lucratividade é o que sobra de valor financeiro depois de retirar todos os custos.
Já a rentabilidade é indica quanto a farmácia dá de retorno financeiro, comparado ao valor de investimento.
Esse cálculo pode ser geral, como: quanto a empresa já recebeu a partir do investimento inicial para abri-la. Mas também pode ser um pouco mais específico: qual foi a lucratividade da farmácia a partir do investimento em novos produtos feitos no mês.
Como fazer boas parcerias com indústrias e distribuidoras?
Abordamos em um dos módulos anteriores que bons negócios são aqueles que agradam a ambas as partes.
O tempo em que as distribuidoras utilizavam descontos e prazos como argumentos de venda já não existe mais.
A relação mudou e, hoje, as farmácias querem algo mais. Por isso, se tornou necessário ter cumplicidade, informações claras e bom relacionamento.
Afinal, a inflação, embora ainda exista, é muito inferior àquela do passado.
Hoje, as margens de lucro de laboratórios, fabricantes e distribuidoras diminuíram, a concorrência cresceu, o custo financeiro aumentou e qualquer desconto mensurado inadequadamente pode interferir na lucratividade e rentabilidade.
Como avaliar parceiros?
Para avaliar quais são seus melhores parceiros, sugerimos que usem o "roteiro" que iremos apresentar a seguir.
Faça uma análise individual de cada suposto parceiro e totalize as respostas "sim".
Ao final, compare os resultados de cada um e escolha os mais adequados. Não se esqueça de, periodicamente, refazer essa análise.
Roteiro para avaliação de parceiros
- Nome da empresa
Selecione os aspectos que o parceiro oferece e que suprem suas necessidades (coluna SIM) e os aspectos que não as satisfazem (coluna NÃO). No fim, imprima a tabela que totaliza as respostas SIM.
Aspectos a considerar | Sim | Não | |
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1 - Histórico do parceiro | Ele é idôneo? | ||
Tem clientes conhecidos e antigos? | |||
2 - Estrutura da empresa | É organizada administrativamente? | ||
É informatizada? | |||
Tem televendas que funciona bem? | |||
Conta com depósitos próximos da sua farmácia? | |||
Tem vendedores que costumam cumprir os dias de visita? | |||
Tem um bom sistema de armazenamento? | |||
3 - Entrega | O sistema de entrega é fácil? | ||
O prazo de entrega é adequado às suas necessidades? | |||
Cumpre os prazos? | |||
Tem sistema de entrega de emergência ou "retirada"? | |||
4 - Mix de produtos | Tem a variedade necessária para lhe servir? | ||
O índice de faltas é baixo? | |||
Tem produtos de baixo giro? | |||
5 - Prazo, desconto e bonificação | Tem quantidade mínima para dar prazo? | ||
Oferece desconto proporcional à quantidade comprada? | |||
Repassa bonificação de laboratórios? | |||
Oferece desconto para pagamento à vista? | |||
6 - Serviços adicionais | Oferece cursos, treinamentos ou reuniões periódicas? | ||
Promove campanhas promocionais? | |||
Faz promoções? | |||
Tem sistema de treinamento à distância para os funcionários? | |||
Total |
Como fazer as negociações?
Um passo importante nas negociações, e que pode aumentar a rentabilidade financeira, é definir as condições de pagamento junto ao distribuidor.
Às vezes, é muito melhor comprar à vista para evitar os juros altos embutidos na compra a prazo.
Além disso, depois da primeira compra, o prazo deixa de existir, pois, o desembolso passará a ser automático, criando um círculo vicioso.
Quando o capital está empatado no pagamento dos juros, eles serão cada vez maiores, podendo levar o empresário à inadimplência — uma situação muito comum atualmente.
As farmácias independentes devem prestar grande atenção nos seguintes itens:
Que controles e como fazer?
Não dá para fazer uma boa gestão financeira sem saber claramente dois aspectos muito importantes:
- Receita: de onde ela vem, quais produtos vendem mais, em que época, quanto cada um vendeu;
- Despesas: o custo de cada produto, os custos fixos e variáveis da farmácia, o total de despesas, etc
Portanto, tudo deve ser registrado, de preferência de forma digital, para agilizar o trabalho. Caso isso não seja possível, você poderá registrar em cadernos ou até mesmo em fichas.
Lembre-se de que movimento de caixa são as quantias que entram e saem do caixa diariamente. Já o fluxo de caixa é a previsão desse movimento para os próximos 30 dias.
Ambos os controles devem ser feitos diariamente para chegar ao faturamento de uma farmácia.
No fluxo de caixa, por exemplo, leve-se em conta que determinado cliente pediu para alterar a data para depósito do cheque pré-datado, assim como quais são os compromissos de pagamento já assumidos.
Como calcular preço de venda de medicamentos?
Para calcular o preço de venda dos produtos, é fundamental não confundir a taxa de marcação com a margem de lucro.
A taxa de marcação, também conhecida como mark-up, é o percentual sobre o custo para formar o preço de venda, quando o produto não é tabelado.
Margem de lucro é a diferença, em reais, entre o preço de venda e o preço de custo. A fórmula para calcular a margem de lucro é:
Margem de Lucro = (Preço de venda – Preço de Custo) / Preço de Venda x 100
Vamos à um exemplo?
- ● O preço de venda de determinado produto é R$ 15,00 e o preço de custo é R$ 10,00.
- ● Portanto, a margem de lucro é de R$ 5,00, o que equivale a 33,33%, e a taxa de marcação de 50%
Valores importantes para calcular a faturamento de uma farmácia
Existem alguns itens de controle fundamentais para a acompanhar a lucratividade e rentabilidade de qualquer empreendimento. São eles:
- Valor das receitas brutas (vendas brutas).
- Deduza descontos concedidos para o consumidor, chegando à receita líquida.
Receitas brutas - Descontos ao Consumidor = Receita Líquida
- Da receita líquida, subtraia os custos variáveis, que são o custo da mercadoria vendida
(CMV) + impostos + comissões pagas.
Receita Líquida - Custos Variáveis (CMV + impostos + comissões) = Margem Bruta ou Lucro Bruto
- Você chegou à margem bruta ou ao lucro bruto.
- Da margem bruta (ou lucro bruto), tire os custos fixos e as despesas operacionais (pessoal, aluguel,
água, luz, telefone, etc.). Você terá o lucro líquido ou o lucro operacional.
Margem Bruta ou Lucro Bruto - Custos Fixos e Despesas Operacionais = Lucro Líquido ou Lucro Operacional
- Sobre o lucro líquido ou operacional, apure o valor do seu Imposto de Renda.
O controle das entradas e saídas de dinheiro deve ser feito diariamente em uma planilha, assim como o das quebras e a baixa dos medicamentos vencidos. Dessa forma, você saberá quanto sua farmácia terá de lucratividade e rentabilidade.
Entradas
(recebimentos)
Saídas
(pagamentos, quebras)