O layout da farmácia ou de qualquer outro estabelecimento influencia diretamente o consumidor no ato da compra.
Para fidelizar clientes antigos, conquistar novos clientes e alavancar vendas é necessário proporcionar um ambiente aconchegante, chamativo e, acima de tudo, organizado.
Lembre-se: a farmácia não é um lugar onde normalmente as pessoas se sentem felizes em estar. Muitos estão enfrentando problemas e situações difíceis, e encontrar um local positivo pode fazer toda a diferença.
Layout e faturamento: entenda essa relação
Em muitos casos, os proprietários e gerentes desconhecem que a distribuição do mobiliário pela farmácia pode ter influência direta sobre o faturamento do estabelecimento.
Se o seu estabelecimento estiver de acordo com as necessidades dos clientes, o layout da loja influenciará positivamente no faturamento do estabelecimento.
Pense em como você se comporta em uma loja, por exemplo. Certamente se sente melhor ao conseguir achar o que procura e circular sozinho, do que precisar pedir cada produto para um atendente.
Essa “burocracia” na compra dos produtos pode fazer você perder vendas.
O fluxo e a circulação dos clientes dentro das farmácias podem ser
previamente definidos e provocados pelo layout.
Pense na circulação "inteligente" dos
clientes dentro de uma loja.
Como montar uma farmácia?
Para abrir uma farmácia você deve pensar em diversos fatores: local, localização, investimentos iniciais, parceiros, e tantas outras coisas. No entanto, existe um ponto que muitas pessoas esquecem ao montar o estabelecimento: o layout da farmácia.
A organização do ambiente é importante não apenas para os clientes, que certamente se sentem melhor em um local bem planejado, mas para os funcionários, que conseguem trabalhar de forma mais eficiente e produtiva em um local bem estruturado.
Por isso, pensar em fatores simples, como:
- Como organizar medicamentos na farmácia
- Como arrumar prateleiras de perfumaria
- A decoração ideal para farmácia
Pode fazer toda a diferença no dia a dia dos clientes e do time!
Para te ajudar nesta tarefa, aqui você irá encontrar algumas dicas de como arrumar o layout de uma farmácia de acordo com o tipo de estabelecimento, seja um layout para farmácia pequena, grande, de alguma rede e etc.
O layout para cada tipo de farmácia
- Farmácias tradicionais
- Nesse tipo de estabelecimento, todos os medicamentos, inclusive os de venda livre (OTC) e, em alguns casos, os produtos de higiene e beleza, ficam atrás do balcão.
Assim, quando se interessa por algum produto, o cliente tem, necessariamente, que recorrer a um funcionário que está atrás do balcão (balconista).
Esse é o principal motivo pelo qual os medicamentos OTC e outros produtos de venda livre têm suas vendas diminuídas quando comparadas às farmácias de autosserviço.
Normalmente, a farmácia tradicional não é informatizada, possui um grande espaço, mas são poucos os produtos que ficam expostos (perfumaria, higiene e beleza). Em relação à decoração, a mobília, em geral, é em madeira ou fórmica.
- Farmácias de conveniência
- Essas farmácias, geralmente, estão localizadas em bairros ou em shopping centers e são mais arrojadas e bonitas.
Quando localizadas nos shoppings, são mais sofisticadas e, em alguns casos, possuem produtos importados ou diferenciados, além de uma grande variedade de produtos de beleza e cuidados pessoais.
Normalmente, não possuem um preço muito competitivo, mas, em compensação, estão mais próximas e oferecem outras facilidades, como segurança, estacionamento fácil, atendimento personalizado, entrega em domicílio, administração de injetáveis em domicílio, etc.
- Farmácias de rede
- Esse tipo de farmácia funciona em sistema de autosserviço, sendo que seus atendentes distribuem-se por
toda a loja; são extremamente otimizadas, organizadas e bastante informatizadas, possuindo check-outs
modernos.
A maioria possui uma maneira eficiente de atrair consumidores, que é através dos cartões de fidelidade ou cartões de frequência.
Nesse tipo de farmácia, as decisões normalmente são tomadas na matriz, e as lojas têm pouca autonomia.
Layouts para farmácia: entenda o que funciona
O layout de uma farmácia pode ser modificado e aperfeiçoado de modo a facilitar e impulsionar as vendas.
O objetivo maior em otimizar a distribuição do mobiliário e dos produtos é aumentar o conforto dos clientes no momento das compras.
Para entender melhor este assunto, apresentamos a seguir dois tipos opostos de layout:
Layout de farmácia mais indicado
- A farmácia deve ser, de preferência, retangular, sendo que uma proporção 3:2 entre os lados é bastante adequada.
- Com esse formato, fica mais fácil organizar os balcões (curtos para agilizar o atendimento) e gôndolas (de forma ordenada e respeitando o tráfego dos clientes).
- Quando a área utilizada segue a proporção 3:2, o mobiliário pode ser distribuído de forma a aproveitar melhor o espaço da loja e ainda garantir maior conforto aos clientes, melhor visualização dos produtos, redução de aglomerações e menor dificuldade em transitar pela loja.
- As portas amplas também são facilitadoras quando o assunto é layout, pois, por meio delas, até mesmo pessoas que estejam do lado de fora terão a oportunidade de observar o interior da farmácia.
- Nesse tipo de layout, é possível observar ainda que o espaço atrás do balcão ocupa uma parte pequena da área útil da farmácia (cerca de 20%), sendo que a maior parte (cerca de 80%) se destina ao autosserviço – uma tendência de mercado bastante promissora.
- O check-out costuma ficar localizado na frente da farmácia e, ao seu redor e ao redor da balança, situada no centro da loja, são colocados os produtos promocionais, estrategicamente distribuídos.
Layout menos adequado para uma farmácia:
- Neste tipo de layout, as gôndolas dificultam o tráfego dos clientes devido à sua disposição confusa. Além disso, todas estão concentradas numa pequena área, deixando o restante do espaço útil sem ocupação.
- O espaço físico também é um agravante, pois não segue uma boa proporção entre os lados, normalmente com formato quadrado (1:1).
- O balcão de atendimento é longo e muitas vezes torna o atendimento mais lento por impedir a fácil locomoção dos funcionários quando estes precisam atender um cliente que se encontra do outro lado.
- O check-out está situado no fundo da farmácia e não possui, nas suas proximidades, produtos em promoção ou ofertas, desperdiçando a chance de aumentar as vendas.
- Existe apenas uma porta estreita que impede a fácil visualização da loja pelos pedestres.