O layout da farmácia

O layout da farmácia ou de qualquer outro estabelecimento influencia diretamente o consumidor no ato da compra.

Para fidelizar clientes antigos, conquistar novos clientes e alavancar vendas é necessário proporcionar um ambiente aconchegante, chamativo e, acima de tudo, organizado.

Lembre-se: a farmácia não é um lugar onde normalmente as pessoas se sentem felizes em estar. Muitos estão enfrentando problemas e situações difíceis, e encontrar um local positivo pode fazer toda a diferença.

Layout e faturamento: entenda essa relação

Em muitos casos, os proprietários e gerentes desconhecem que a distribuição do mobiliário pela farmácia pode ter influência direta sobre o faturamento do estabelecimento.

Se o seu estabelecimento estiver de acordo com as necessidades dos clientes, o layout da loja influenciará positivamente no faturamento do estabelecimento.

Pense em como você se comporta em uma loja, por exemplo. Certamente se sente melhor ao conseguir achar o que procura e circular sozinho, do que precisar pedir cada produto para um atendente.

Essa “burocracia” na compra dos produtos pode fazer você perder vendas.

O fluxo e a circulação dos clientes dentro das farmácias podem ser previamente definidos e provocados pelo layout.
Pense na circulação "inteligente" dos clientes dentro de uma loja.

Como montar uma farmácia?

Para abrir uma farmácia você deve pensar em diversos fatores: local, localização, investimentos iniciais, parceiros, e tantas outras coisas. No entanto, existe um ponto que muitas pessoas esquecem ao montar o estabelecimento: o layout da farmácia.

A organização do ambiente é importante não apenas para os clientes, que certamente se sentem melhor em um local bem planejado, mas para os funcionários, que conseguem trabalhar de forma mais eficiente e produtiva em um local bem estruturado.

Por isso, pensar em fatores simples, como:

  • Como organizar medicamentos na farmácia
  • Como arrumar prateleiras de perfumaria
  • A decoração ideal para farmácia

Pode fazer toda a diferença no dia a dia dos clientes e do time!

Para te ajudar nesta tarefa, aqui você irá encontrar algumas dicas de como arrumar o layout de uma farmácia de acordo com o tipo de estabelecimento, seja um layout para farmácia pequena, grande, de alguma rede e etc.

O layout para cada tipo de farmácia

Farmácias tradicionais
Nesse tipo de estabelecimento, todos os medicamentos, inclusive os de venda livre (OTC) e, em alguns casos, os produtos de higiene e beleza, ficam atrás do balcão.
Assim, quando se interessa por algum produto, o cliente tem, necessariamente, que recorrer a um funcionário que está atrás do balcão (balconista).
Esse é o principal motivo pelo qual os medicamentos OTC e outros produtos de venda livre têm suas vendas diminuídas quando comparadas às farmácias de autosserviço.
Normalmente, a farmácia tradicional não é informatizada, possui um grande espaço, mas são poucos os produtos que ficam expostos (perfumaria, higiene e beleza). Em relação à decoração, a mobília, em geral, é em madeira ou fórmica.
Farmácias de conveniência
Essas farmácias, geralmente, estão localizadas em bairros ou em shopping centers e são mais arrojadas e bonitas.
Quando localizadas nos shoppings, são mais sofisticadas e, em alguns casos, possuem produtos importados ou diferenciados, além de uma grande variedade de produtos de beleza e cuidados pessoais.
Normalmente, não possuem um preço muito competitivo, mas, em compensação, estão mais próximas e oferecem outras facilidades, como segurança, estacionamento fácil, atendimento personalizado, entrega em domicílio, administração de injetáveis em domicílio, etc.
Farmácias de rede
Esse tipo de farmácia funciona em sistema de autosserviço, sendo que seus atendentes distribuem-se por toda a loja; são extremamente otimizadas, organizadas e bastante informatizadas, possuindo check-outs modernos.

A maioria possui uma maneira eficiente de atrair consumidores, que é através dos cartões de fidelidade ou cartões de frequência.

Nesse tipo de farmácia, as decisões normalmente são tomadas na matriz, e as lojas têm pouca autonomia.

Layouts para farmácia: entenda o que funciona

O layout de uma farmácia pode ser modificado e aperfeiçoado de modo a facilitar e impulsionar as vendas.

O objetivo maior em otimizar a distribuição do mobiliário e dos produtos é aumentar o conforto dos clientes no momento das compras.

Para entender melhor este assunto, apresentamos a seguir dois tipos opostos de layout:

Layout de farmácia mais indicado

  1. A farmácia deve ser, de preferência, retangular, sendo que uma proporção 3:2 entre os lados é bastante adequada.
  2. Com esse formato, fica mais fácil organizar os balcões (curtos para agilizar o atendimento) e gôndolas (de forma ordenada e respeitando o tráfego dos clientes).
  3. Quando a área utilizada segue a proporção 3:2, o mobiliário pode ser distribuído de forma a aproveitar melhor o espaço da loja e ainda garantir maior conforto aos clientes, melhor visualização dos produtos, redução de aglomerações e menor dificuldade em transitar pela loja.
  4. As portas amplas também são facilitadoras quando o assunto é layout, pois, por meio delas, até mesmo pessoas que estejam do lado de fora terão a oportunidade de observar o interior da farmácia.
  5. Nesse tipo de layout, é possível observar ainda que o espaço atrás do balcão ocupa uma parte pequena da área útil da farmácia (cerca de 20%), sendo que a maior parte (cerca de 80%) se destina ao autosserviço – uma tendência de mercado bastante promissora.
  6. O check-out costuma ficar localizado na frente da farmácia e, ao seu redor e ao redor da balança, situada no centro da loja, são colocados os produtos promocionais, estrategicamente distribuídos.

Layout menos adequado para uma farmácia:

  1. Neste tipo de layout, as gôndolas dificultam o tráfego dos clientes devido à sua disposição confusa. Além disso, todas estão concentradas numa pequena área, deixando o restante do espaço útil sem ocupação.
  2. O espaço físico também é um agravante, pois não segue uma boa proporção entre os lados, normalmente com formato quadrado (1:1).
  3. O balcão de atendimento é longo e muitas vezes torna o atendimento mais lento por impedir a fácil locomoção dos funcionários quando estes precisam atender um cliente que se encontra do outro lado.
  4. O check-out está situado no fundo da farmácia e não possui, nas suas proximidades, produtos em promoção ou ofertas, desperdiçando a chance de aumentar as vendas.
  5. Existe apenas uma porta estreita que impede a fácil visualização da loja pelos pedestres.