Qualidade do atendimento

O que é qualidade no atendimento ao público?

No dia a dia, todo mundo sabe como definir um atendimento como bom ou ruim. Mas, o que realmente significa qualidade no atendimento?

A qualidade no atendimento nada mais é do que o que uma marca, empresa, estabelecimento faz para ter um bom relacionamento com o consumidor.

Esse bom atendimento retorna com bons resultados tanto de venda quanto de fidelização, e é importante em todas as etapas da jornada de compra: desde a pré-venda (como o atendimento telefônico ou via WhatsApp que sua farmácia oferece) até o pós-venda.

Um bom exemplo de ação que melhora a qualidade no atendimento na farmácia é a prestatividade da equipe para ajudar o cliente a encontrar seus produtos.

Ou, ainda, a agilidade de resposta no atendimento online quando ele está orçando produtos de perfumaria ou medicamentos.

De forma resumida, podemos entender a qualidade no atendimento como um conjunto de ações que sua equipe é aconselhada a tomar para atingir as expectativas do cliente.

Qualidade no atendimento de farmácia: um objetivo que nunca deve cessar!

A interação entre cliente e profissional de farmácia, seja ele o farmacêutico ou o balconista, é uma das mais eficientes ferramentas de marketing para este setor.

Essa sintonia que acontece entre os profissionais da farmácia com os clientes no momento do atendimento é o que pode causar a fidelização do consumidor.

Abaixo, veja como deve se dar um fluxo de atendimento eficaz:

Processo eficaz de vendas

Como medir a qualidade no atendimento ao cliente?

Aprenda a medir a qualidade no atendimento ao cliente

Para aumentar a produtividade e alavancar as vendas, é preciso estar sempre revendo conceitos, adaptando-se ao novo, procurando novas possibilidades de melhorar o trabalho.

Veja na tabela abaixo alguns indicadores de produtividade que podem mostrar como está a qualidade no atendimento da sua farmácia.

Conhecimento
Você sabe tudo sobre a empresa? Quais suas normas, regulamentos e objetivos? Qual o seu papel para que a empresa atinja seus resultados?
Comportamento
Muitas vezes, uma venda é perdida por causa do comportamento do vendedor.
Lembre-se de alguns que comportamentos que bloqueiam as vendas, como: postura de perdedor, mania de reclamar de tudo, roupa inadequada, falar mal da concorrência, impaciência enquanto o cliente fala, levar objeções e negativas para o lado pessoal, ausência de cortesia, má aparência, pré-julgar o cliente achando que não vai comprar apenas porque está com roupas simples.
Convicções e crença
A convicção é onde começa o fracasso ou o sucesso das vendas. O vendedor vencedor convence porque está convencido, empolga porque está empolgado.
Confiança
O vendedor existe para agregar valor ao que vende. Mas, antes disso, ele precisa agregar valor a si mesmo.
Competitividade
Não adianta ser competente se não for competitivo. Competitividade é você saber disputar isso com outros colegas.
Criatividade
Tente ser sempre criativo em uma nova abordagem, uma nova resposta às objeções, e buscar novas maneiras de fechar a venda.
Cliente
Quem compra o produto/serviço? Quem compra é quem usa? O que compra? Por que compra? Como, quando e por que não compra? Quais são os consumidores separados por idade, renda, sexo, ocupação, etc? Qual a frequência da compra? O que eles desejam e não necessitam, e vice-versa? Quais argumentos atingem mais o alvo deles? Sucesso é você transformar todas as informações em resultados e clientes em adeptos e fãs.
Concorrência
O vendedor conhece tudo sobre seus concorrentes: quais são os maiores, seu percentual de participação no mercado, quem são os líderes, os desafiadores, os seguidores, quais os pontos fortes e fracos de seus argumentos de venda em relação a eles, quais as vantagens competitivas deles e como vencê-los ou desarmá-los eticamente.
Controles
Vender é ter controle. Controle de si mesmo diante da raiva de uma objeção, controle da energia de automotivação quando você está vendendo pouco.
E mais: você precisa acompanhar controles estatísticos - saber quantos clientes atende por dia, quantos deles são fiéis e qual o valor das vendas feitas.
Controle estatístico é o espelho que mostra como você está e aponta direções a seguir ou rotas a mudar.
Caráter
Ter caráter e ser honesto são qualidades de um vendedor de sucesso. Os vencedores primam por caráter, persistência e integridade.

Como ser um bom atendente de farmácia?

Para garantir a qualidade no atendimento, existem alguns fatores e comportamentos que não podem ser deixados de lado.

Veja algumas boas práticas para fazer um atendimento eficiente e que traz resultados:

Olhar positivo
Tudo na vida tem dois lados, o positivo e o negativo. Pensamentos levam à ação, e pensamentos positivos levam a atos positivos.
Agir com entusiasmo
O entusiasmo é contagiante. Gente feliz atrai mais felicidade, e sucesso atrai mais sucesso.
Não julgar precipitadamente
Evite rotular clientes ou situações.
Usar empatia
Empatia significa colocar-se emocional e psicologicamente no lugar do outro.
Competitividade
Não adianta ser competente se não for competitivo. Competitividade é você saber disputar isso com outros colegas.
Fale menos e faça mais
Faça, crie, leia e inove mais.
Cliente
Quem compra o produto/serviço? Quem compra é quem usa? O que compra? Por que compra? como, quando e por que não compra? Quem consome por idade, renda, sexo, ocupação, etc? Qual a frequência da compra? O que eles desejam e não necessitam, e vice-versa? Que argumentos atingem mais o alvo deles? Sucesso é você transformar todas as informações em resultados e clientes em adeptos e fãs.
Aprenda a se auto motivar
Busque apoio e incentivo, tenha em mente alguém que realmente lhe inspire, transforme o seu local de trabalho em algo alegre e agradável.
Prepare sucessores
Quer crescer? Então, contribua para o crescimento de seus colegas.
Valorize a ética e a cidadania
Ajude a criar um diferencial para sua empresa. Prepare-se profissionalmente para o país e não somente para o mercado, incentive a empresa a colocar em prática algum programa social, envolva os colegas.
Celebre o sucesso
Não é preciso ser dono, diretor ou gerente para fazer um elogio, sorrir ou simplesmente dizer “muito obrigado”.

Além dessas dicas, você pode aprender mais sobre o contato com o cliente em um curso de qualidade no atendimento ao público. Se quiser se qualificar, vale a pena estudar mais sobre técnicas de vendas em farmácia.