Sintomas de varizes: quais são os mais comuns? Como aliviar?
Neo Química Publicado em: 04/11/2025 - Atualizado em: 04/11/2025Descubra os sintomas de varizes nas pernas, causas mais comuns, quando procurar um médico, práticas de prevenção e como tratar e aliviar as dores.
Os sintomas de varizes afetam cerca de 30% da população, especialmente as mulheres. Uma curiosidade é que se trata de uma das condições de saúde mais antigas do mundo, com relatos desde a época da Antiguidade ¹.
Ou seja, se você sente dores, sensação de cansaço nas pernas, inchaço e cãibras ¹, saiba que não está sozinho!
Por isso, preparamos este guia prático para explicar o que são e o que causa as varizes, que se caracterizam como resultado da insuficiência venosa crônica. Ou seja, quando as veias, geralmente dos membros inferiores, não conseguem retornar o sangue de volta ao coração, se dilatam e podem gerar desconforto ¹.
Se essa condição acontece com você, aproveite este texto para tirar suas dúvidas e conhecer as opções de tratamento e como aliviar as dores das varizes nas pernas.
Resumo
- As varizes são veias dilatadas e tortuosas, geralmente nos membros inferiores, que surgem quando as válvulas venosas não funcionam corretamente e causam acúmulo de sangue, dilatação e refluxo sanguíneo ¹,².
- Os sintomas de varizes incluem dor, sensação de peso e cansaço, cãibras, inchaço, coceira, pernas inquietas e queimação, além de possíveis complicações, como trombose e úlceras venosas ¹,².
- A prevenção envolve evitar ganho de peso excessivo, praticar exercícios regularmente, manter dieta rica em fibras, não permanecer muito tempo em pé ou sentado, usar meias elásticas durante a gestação e evitar hormônios anticoncepcionais, quando possível ³.
- O tratamento e alívio das dores envolvem mudanças no estilo de vida, uso de medicamentos e meias compressivas, escleroterapia, laser endovenoso, cirurgias minimamente invasivas e cremes tópicos, como Flavonid. ¹-⁴.
Conteúdos relacionados
- Será que você tem varizes pélvicas? Descubra tudo sobre essa condição
- Formigamento nas pernas: o que pode ser? Como tratar?
- Má circulação nas pernas: causas e como amenizar os sintomas
O que são as varizes?
As varizes são veias dilatadas e tortuosas, com aspecto esverdeado ou azulado, que se formam embaixo da pele. Podem ser de pequeno, médio e grosso calibre e costumam acometer mais os membros inferiores, como pés, pernas e coxas ¹,².
Algumas pessoas podem desenvolver ramificações bem pequenas, com cor avermelhada. Nesses casos, as varizes são assintomáticas e geram apenas desconforto estético ².
O que causa as varizes?
De modo geral, não existe uma causa específica da formação de varizes. Especialistas a associam a certos fatores de risco, como hereditariedade, obesidade, sedentarismo, trauma na perna, consumo de pílulas anticoncepcionais, ficar muito tempo em pé com frequência e apresentar trombose venosa prévia. Em casos raros, podem surgir durante a gestação ¹.
Porém, independentemente do motivo, as varizes se formam devido ao mau funcionamento das veias em determinadas partes do corpo ².
Entenda a seguir como surgem as varizes ².
- O coração bombeia o sangue para as artérias, que levam nutrientes e oxigênio para todo o corpo;
- Após nutrir as células, o sangue retorna pelas veias, em direção ao coração. Esse processo de ida e volta do sangue recebe o nome de circulação;
- O sangue desce facilmente pelas artérias até as pernas e pés, mas tem dificuldade para voltar ao coração. As válvulas venosas ajudam nesse retorno e se abrem para o sangue subir e se fecham para impedir que volte para baixo;
- Quando a pessoa está deitada ou com as pernas elevadas, esse retorno venoso acontece com mais facilidade;
- Com o tempo, idade ou fatores hereditários, as veias podem perder elasticidade e as suas válvulas deixam de funcionar bem;
- Assim, o sangue começa a se acumular dentro das veias, o que causa dilatação e refluxo anormal;
- Esse processo leva ao surgimento das varizes, caracterizadas por veias dilatadas e tortuosas.
Dessa forma, essa condição de falha das válvulas venosas pode gerar desconforto e dores. Veja a seguir os principais sintomas de varizes para identificar a hora de buscar orientação médica.
Quais são os sintomas de varizes nas pernas?
As varizes nas pernas podem causar dor, sensação de peso e cansaço, cãibras e inchaço, principalmente no fim do dia. Conforme a intensidade da condição, a pessoa pode desenvolver manchas na pele, hemorragias, tromboflebite e úlcera venosa (ou varicosa). Porém, muitas vezes, são assintomáticas e apresentam apenas veias dilatadas, visíveis e tortuosas ¹,².
Outros sintomas de varizes nas pernas, nos pés e nas coxas podem ser ²:
- sensação de queimação nas pernas e na sola dos pés;
- coceira no local da veia dilatada;
- pernas inquietas.
Se não tratadas de forma adequada, as varizes podem causar complicações e desenvolver, por exemplo, dermatite, eczema, trombose (coágulo sanguíneo), escurecimento da pele na região afetada ².
O diagnóstico acontece por meio de um especialista, como angiologista e cirurgião vascular, que observam as pernas na posição em pé e podem pedir exames, como ultrassom com doppler ¹.
A boa notícia para você que sofre com essa condição é que é possível investir em boas práticas de prevenção dos sintomas de varizes e manter o bom funcionamento das suas veias.
Leia também: Sensação de pernas cansadas todos os dias é preocupante?
Como prevenir as varizes nas pernas?
Especialistas indicam medidas para prevenir o surgimento de varizes, como ³:
- evite ganhar peso em excesso;
- pratique caminhadas e exercícios físicos regularmente;
- tenha uma boa alimentação com dieta rica em fibras para evitar constipação intestinal;
- não fique muito tempo parado em pé ou sentado;
- não use cintas abdominais apertadas;
- não fume;
- use hormônios anticoncepcionais apenas sob acompanhamento médico;
- durante a gestação, use meias elásticas sob orientação da obstetra.
Vale lembrar que alguns mitos ainda circulam sobre varizes, por exemplo, depilação e uso de salto alto não se caracterizam como causadores dessa condição, assim como a relação com carregar peso ³.
Como aliviar as dores de varizes nas pernas?
O alívio das dores de varizes nas pernas envolve mudanças no estilo de vida, cuidados clínicos e, em alguns casos, procedimentos médicos. Medidas, como elevação das pernas, prática de atividade física regular, controle do peso, evitar longos períodos em pé e o uso de meias elásticas podem reduzir significativamente os desconfortos ¹.
Confira abaixo os principais tratamentos indicados para os sintomas de varizes.
Tratamentos clínicos e conservadores
Quando os sintomas persistem, o médico pode recomendar o uso de medicamentos que fortalecem a parede venosa, combinados com terapias físicas e meias compressivas ³.
A elevação das pernas várias vezes ao dia ajuda a aliviar o acúmulo de sangue e diminui o inchaço, o que oferece conforto imediato das dores ³.
Escleroterapia e laser
A escleroterapia química ou a aplicação de laser endovenoso podem ser indicadas para tratar microvarizes ou veias dilatadas. Isso porque destroem as veias doentes e redirecionam o fluxo sanguíneo para as veias saudáveis ².
Esses procedimentos são minimamente invasivos e permitem rápido retorno às atividades diárias ².
Cirurgia e técnicas minimamente invasivas
Cirurgias de varizes com pequenas incisões ou técnicas de radiofrequência tratam veias maiores e, assim, promovem drenagem adequada e aliviam as dores de varizes nas pernas. O retorno venoso não é comprometido, pois as veias saudáveis assumem a função do fluxo sanguíneo ².
Cuidados tópicos
Cremes para as pernas, como o Flavonid, que contém extratos de arnica, castanha-da-índia e vitamina E, ajudam a reduzir a sensação de cansaço, peso e dor, hidratando a pele por até 24 horas ⁴. Embora não substituam o tratamento médico, proporcionam alívio localizado e conforto diário.
O creme Flavonid atua nos sintomas de varizes nas pernas e nos pés, além de manter a pele hidratada por até 24 horas ⁴.
Com rápida absorção, toque seco e sensação de frescor, você encontra o Flavonid Creme em farmácias espalhadas pelo Brasil e no nosso e-commerce.
Flavonid Creme é um produto cosmético. Setembro/2025. Referência consultada: Cartonagem do produto Flavonid Creme.

Sobre o autor
Neo Química
Em nosso portfólio de mais de 400 produtos, entre genéricos e similares, detemos alguns dos medicamentos mais vendidos do Brasil¹, estando presentes em mais de 99% das farmácias do país². Sob a assinatura "Sua saúde é nossa vocação", entendemos que a saúde é uma condição individual, bem como ampliamos o conceito de saúde indo além da ausência de doenças e do uso de medicamentos: focamos também na prevenção, no cuidado e no bem-estar físico, mental e social.