Tratamentos

Dor lombar: conheça as causas e tratamentos

07/06/2024

Entenda o que é dor lombar, o que pode causar o desconforto, medicamentos e cuidados diários para evitar o sintoma e o agravamento.

Imagem do post Dor lombar: conheça as causas e tratamentos


Um dia você é jovem, no outro está lendo artigos sobre dor lombar. Brincadeiras à parte, segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, entre 65% e 80% da população mundial sente dor na coluna em algum momento da vida1.

O lado positivo dessa estatística é que grande parte dos casos 50%, em média, resolve-se em uma semana espontaneamente. Já 90% do restante do grupo melhora após oito semanas. Por fim, 5% ainda apresentam sintomas ou incapacidade após seis meses1.

Mesmo que uma minoria tenha problemas por um período prolongado, é fundamental prevenir e investigar problemas na coluna, especialmente a dor nas costas acima das nádegas.

Continue a leitura e entenda as características, causas, sintomas e como tratar a dor lombar para prevenir problemas crônicos e em longo prazo.

O que é dor lombar?

A dor lombar, ou lombalgia, atinge a musculatura da parte inferior da coluna, acima das nádegas, quando alguma lesão/estiramento no sistema musculoesquelético ou problema de saúde causa sintomas que geram tensão ou espasmos na região2.

Todos os dias, acionamos a coluna lombar em movimentos de extensão e flexão para se levantar da cama, ficar de pé, andar, correr, varrer a casa, colocar uma caixa no lugar, fazer atividades físicas de força, entre outras.

Executar corretamente os movimentos ao longo da vida contribui com a qualidade de vida e evita limitações que comprometem a capacidade física.

Isso porque a lombalgia acontece devido a disfunções tanto na coluna quanto nas articulações, ligamentos, músculos, nervos, entre outras estruturas. Dessa forma, qualquer alteração na região pode causar espasmos musculares dolorosos que agravam problemas existentes e, inclusive, pioram com o estresse3.

Como a dor na região lombar pode limitar a autonomia na hora de realizar as atividades diárias, diminuindo a qualidade de vida, é essencial se cuidar e preservar a saúde do corpo todo.

O que pode causar dor na região lombar?

A dor na região lombar pode ser causada por diversos fatores, tanto relacionados à parte musculoesquelética quanto a doenças que causam dor referida, em que o local da causa é diferente de onde o desconforto é sentido3. Veja quais são:

Postura inadequada

A postura inadequada durante as atividades do dia a dia é uma das principais causas de problemas na coluna cervical e pela lombalgia, pois provoca um estresse nas costas. Por isso, é fundamental desenvolver uma consciência corporal para mantê-la adequada3 4.

Por isso, a recomendação é manter uma boa postura sentado e em pé. Quem trabalha sentado por longos períodos, deve manter os pés apoiados no chão e a região da lombar totalmente apoiada no encosto da cadeira3.

Outra recomendação para reduzir o estresse das costas é mudar de posição com frequência, levantando-se para caminhar um pouco, beber água e ir ao banheiro3.

Leia também: O que é resistência muscular + dicas para aumentar.

Infecções e pedra nos rins

Problemas, como pedra nos rins e infecção renal, assim como distúrbios na bexiga (infecção urinária), podem causar dor lombar referida. Ou seja, a causa não está na área, mas ela é afetada pela proximidade3.

Nesses casos, a dor é profunda e pulsante, e não é possível indicar exatamente sua origem apenas pelo sintoma. A dor é constante e a intensidade não aumenta, mas é necessário procurar atendimento médico se a dor não desaparecer3.

Escoliose e artrite

A escoliose lombar e a artrite são problemas na coluna que causam dor no ponto específico ligado ao problema, podendo ser constante ou latejante, além de ter frequência irregular ou agida. Por exemplo, na articulação ou no músculo lombar3.

A artrite é uma doença que causa o desgaste das facetas articulares, causando inflamações e formando esporões. Com isso, os pacientes sentem lombalgia e bastante rigidez3.

Quais são os sintomas da lombalgia?

A dor lombar tem algumas características específicas, como2:

  • dor que começa de forma rápida (aguda);
  • possível irradiação para glúteos e coxas e, às vezes, até os joelhos;
  • piora ao abaixar, levantar peso, ficar parado ou inclinar o corpo;
  • repouso e compressas quentes aliviam o sintoma.

Pessoas que têm condições de trabalho estressantes ou questões psicológicas podem ter predisposição à lombalgia, assim como quem já sofreu lesões ou traumas anteriores2.

Leia também: O que é distensão muscular? Causas, como prevenir e tratar.

Medicamento para dor lombar

Um recurso para aliviar a dor na lombar aguda é utilizar medicamentos com princípios ativos que diminuem ou eliminam o desconforto.

As principais categorias de remédios que podem ser utilizados são: analgésico, anti-inflamatório, corticoide e relaxante muscular. Ou seja, a causa e a intensidade da dor vão indicar o medicamento mais adequado2.

Um exemplo de analgésico e relaxante muscular é Miorrelax que dá game over na dor pois sua fórmula contém dipirona sódica, cafeína e citrato de orfenadrina, substâncias que promovem o alívio da dor associada a contraturas musculares5.

Quando nenhum evento pontual relacionado à saúde muscular acontecer e a dor persistir após o uso de um medicamento para cessá-la, busque orientação médica.

Como aliviar a dor na lombar rápido?

O medicamento é um dos recursos para aliviar a dor na lombar rápido, mas não é o único. Isso porque para evitar que a dor na região não seja um desconforto frequente e até crônico, é necessário investir em cuidados diários.

Atividades físicas que ajudam a melhorar a consciência corporal, como aulas de Pilates e sessões de reeducação postural global (RPG) são excelentes alternativas, principalmente para quem trabalha muito tempo sentado ou tem má postura2.

Outro recurso alternativo é fazer sessões de massagem corporal para aliviar tensões. Pessoas com rotinas estressantes podem se beneficiar bastante dessa técnica para evitar o travamento da coluna e outros desconfortos2.

Vale destacar que as atividades que promovem o alongamento e o fortalecimento muscular devem ser orientadas por um profissional qualificado que auxiliará na execução correta dos movimentos3.

Encaixe as atividades na rotina para que você se exercite regularmente, trabalhando todo o corpo e fortalecendo a saúde da lombar e da coluna na totalidade3.

E lembre-se, Miorrelax dá um game over na dor!

Miorrelax. cafeína, citrato de orfenadrina e dipirona monoidratada. Indicações: alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo dor de cabeça tensional. MS 1.5584.0073.  SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 06/2024