Flomicin: tudo o que você precisa saber sobre o antidiarreico
Neo Química Publicado em: 04/08/2025 - Atualizado em: 04/08/2025Entenda quando o uso de Flomicin é recomendado, como tomá-lo e quais os efeitos colaterais mais comuns.

Se você saiu de uma consulta médica com a prescrição de tomar Flomicin, certamente se perguntou para que serve esse medicamento.
Esse antidiarreico, indicado para melhorar a diarreia e restaurar a flora intestinal fisiológica, auxilia na recuperação de quadros induzidos por bactérias e medicamentos 1,2.
Seu uso é um complemento muito eficiente para o tratamento da diarreia, quando usado da maneira adequada e na posologia correta 1,2.
Se você nunca utilizou o probiótico e não sabe como funciona, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas. A seguir, descubra para que serve, como tomar e se Flomicin é um antibiótico (já adiantamos: não é, se trata de um probiótico!) . Vamos lá!
Resumo
- Flomicin é um probiótico antidiarreico que, associado a outros cuidados, ajuda a tratar a diarreia e a restaurar a flora intestinal 1,2.
- Seu uso é indicado em casos de infecção bacteriana por Clostridium difficile, diarreia induzida pelo uso de antibióticos e por quimioterapia 1-5.
- O medicamento não é um antibiótico, mas um probiótico com ação antidiarreica 1,2.
- Flomicin está disponível em duas versões: cápsulas gelatinosas duras e em pó. Para preparar o sachê, basta misturar o conteúdo em líquidos ou alimentos semissólidos 1,2.
Conteúdos relacionados
- O que é bom para diarreia? Causas, sintomas e como melhorar
- Probióticos: aprenda tudo sobre esses microrganismos
- Reguladores intestinais e seus benefícios: quais são e como usá-los?
Para que serve Flomicin?
Flomicin é um medicamento antidiarreico indicado para o tratamento complementar da diarreia, composto por Saccharomyces boulardii, um probiótico. Além disso, seu uso auxilia na restauração da flora intestinal 1,2.
Para o tratamento da diarreia, recomenda-se o probiótico quando o quadro é provocado por uma bactéria chamada Clostridium difficile, por antibioticoterapia (uso de antibiótico) ou por quimioterapia 1,2.
A seguir, entenda melhor cada quadro.
Diarreia por infecção bacteriana
A diarreia normalmente tem origem viral, no entanto, existem muitos casos em que o sintoma é resultado de uma infecção bacteriana, caracterizada por sinais mais severos, como febre, fezes com sangue ou muco e dor abdominal intensa ³.
Um patógeno bastante comum desse quadro é a Clostridium difficile, bactéria geralmente ligada ao uso de antibióticos, internações hospitalares, quimioterapia e doenças inflamatórias intestinais ³.
Diarreia por antibioticoterapia
Esse tipo de diarreia está associado ao uso de antibióticos, um efeito colateral comum durante o uso dessa classe de medicamentos, que pode ocorrer em 5% a 30% das pessoas 4.
Normalmente, o sintoma aparece devido à ruptura da barreira protetora do intestino, que pode acontecer durante o uso do remédio. Com essa “abertura”, patógenos podem invadir o organismo e colonizar a flora intestinal 4.
Quando esse quadro acontece, o médico pode optar por suspender o tratamento medicamentoso para controlar as evacuações e evitar uma piora no estado de saúde do paciente 4.
Diarreia por quimioterapia
A diarreia induzida por quimioterapia é um efeito colateral do tratamento do câncer 5.
Em certos casos, o sintoma é tão forte que pode exigir a redução da dose ou até mesmo a descontinuação da quimioterapia 5.
Por isso, quando acontece, é necessário manejar o quadro rapidamente para prevenir complicações, manter o tratamento quimioterápico e melhorar a qualidade de vida do paciente 5.
Flomicin é um antibiótico?
Não! Flomicin não é um antibiótico, mas um probiótico com ação antidiarreica. Inclusive, seu uso é recomendado para pessoas com diarreia induzida por esse tipo de medicamento 1,2.
Ou seja: se você está em tratamento com antibiótico e está com diarreia, um possível efeito colateral da medicação, seu médico pode recomendar o uso do probiótico para auxiliar na melhora do quadro 1,2.
Posologia de Flomicin: quanto tomar?
Agora que você sabe para que serve Flomicin, é hora de falarmos sobre as duas apresentações do medicamento: a versão em cápsulas gelatinosas duras e a versão em pó.
A primeira apresentação, a versão em cápsula, é bastante simples de usar: é indicado o consumo de 2 cápsulas, duas vezes ao dia, durante o tempo de tratamento ².
Agora, se o probiótico for recomendado para alterações crônicas da flora intestinal, a posologia indicada é de 1 cápsula, duas vezes ao dia ².
E quanto tomar de Flomicin em pó? Se você preferir o uso do sachê, basta dissolver um envelope inteiro em líquidos ou alimentos semissólidos e tomar de 1 a 2 vezes ao dia ¹.
Crianças também podem usar o probiótico, se houver orientação médica. Nesse caso, você pode diluir um sachê ou abrir as cápsulas e misturar o conteúdo a líquidos ou alimentos semissólidos (nunca quentes ou gelados, sempre em temperatura ambiente) 1,2.
👉 Independentemente da versão que for consumir, lembre-se apenas de que você deve tomar o antidiarreico em jejum ou 30 minutos antes das refeições 1,2.
Quais são as suas contraindicações?
Flomicin é contraindicado para pacientes em uso de fungicidas ou fungistáticos, pois esses medicamentos podem inativar o Saccharomyces boulardii e anular seu efeito terapêutico 1,2.
Além disso, o produto não deve ser consumido por pessoas com hipersensibilidade ao probiótico ou aos demais componentes da fórmula 1,2
O que fazer se eu me esquecer de tomar o probiótico?
Se você se esquecer de tomar o probiótico, não se preocupe! Basta retomar o tratamento e tomar uma nova dose assim que se lembrar. Depois, reajuste os horários e continue o uso, sem dobrar a dosagem para compensar 1,2.
Pronto, agora você sabe para que serve Flomicin. Caso precise do antidiarreico, você pode encontrar o probiótico nas principais farmácias do país.
Flomicin. Saccharomyces boulardii -17. Indicações: adjuvante no tratamento da diarreia produzida por Clostridium difficile, por antibioticoterapia ou quimioterapia, e na restauração da flora intestinal fisiológica. MS 1.5584.0458. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Julho/2025.
Flomicin. Cápsula dura. Saccharomyces boulardii liofilizado. Indicações: adjuvante no tratamento da diarreia de diferentes causas (ex.: produzida por Clostridium difficile, por antibioticoterapia ou quimioterapia), e na restauração da flora intestinal. MEDICAMENTO NOTIFICADO CONFORME RDC ANVISA Nº 576/2021. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2025.
Sobre o autor
Neo Química
Em nosso portfólio de mais de 400 produtos, entre genéricos e similares, detemos alguns dos medicamentos mais vendidos do Brasil¹, estando presentes em mais de 99% das farmácias do país². Sob a assinatura "Sua saúde é nossa vocação", entendemos que a saúde é uma condição individual, bem como ampliamos o conceito de saúde indo além da ausência de doenças e do uso de medicamentos: focamos também na prevenção, no cuidado e no bem-estar físico, mental e social.
1. Bula do medicamento Flomicin Pó.
2. Bula do medicamento Flomicin Cápsula.