Novembro Azul: como prevenir o câncer de próstata? Entenda!
Dr. Márcio de Queiroz Elias Publicado em: 28/11/2025 - Atualizado em: 28/11/2025Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e representa em torno de 29% dos casos.
Os homens precisam cuidar da saúde. Esse é o propósito da campanha Novembro Azul, que serve para educar e incentivar o público masculino a realizar exames preventivos de câncer de próstata e, claro, a ter um estilo de vida saudável ¹.
Afinal, a conscientização é necessária. Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e representa em torno de 29% dos casos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) ¹,².
Porém, com um diagnóstico precoce, há maior chance de cura. Só que, mesmo com tamanha importância da prevenção, o exame de toque ainda é um tabu para muitos homens, além de que não têm o hábito de fazer consultas médicas regularmente ²
Por isso, existe a necessidade de falar sobre o que é o Novembro Azul e a prevenção de doenças ao longo da vida. Aproveite este texto para tirar as suas dúvidas!
Resumo
- O Novembro Azul é uma campanha mundial que estimula a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, incentivando os homens a realizarem exames regulares e adotarem hábitos saudáveis para manter o bem-estar físico e mental ¹-⁴.
- O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil e a chance de cura é de até 98% dos casos quando identificado precocemente, o que reforça a importância do acompanhamento médico anual ¹,²,⁵.
- A prevenção inclui alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas, controle do peso, abandono do tabagismo e consumo moderado de bebidas alcoólicas, conforme orienta o INCA ⁵,⁶.
- Manter a vitalidade também envolve cuidar da energia, da imunidade e da função sexual, com orientação médica e uso adequado de suplementos e medicamentos voltados à saúde masculina ⁷-⁹.
Conteúdos relacionados
- Vitamina para homem: qual a melhor? Veja os tipos essenciais
- Como tratar disfunção erétil? Dicas para recuperar a vida sexual
- Vitamina para barba e cabelo: conheça 7 nutrientes essenciais
O que é o Novembro Azul?
É uma campanha mundial de conscientização sobre a saúde física e mental dos homens, com foco na prevenção do câncer de próstata e no diagnóstico precoce. O movimento chegou ao Brasil em 2008 e ganha cada vez mais importância por meio de ações do Ministério da Saúde ³,⁴.
O objetivo é chamar a atenção do público masculino com estratégias de comunicação para promover conhecimento e estimular as idas ao urologista, especialmente de homens acima dos 50 anos. Para os que têm histórico da doença na família, é aconselhável iniciar o acompanhamento médico aos 45 anos ¹.
Para você entender melhor a importância da campanha, explicamos a seguir o que é exatamente o câncer de próstata.
O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e na frente do reto. Atua na produção e no armazenamento do líquido da próstata que ajuda a formar o sêmen ao se unir ao líquido sintetizado pelas vesículas seminais e aos espermatozoides gerados nos testículos ⁵,⁶.
Cabe destacar que a próstata não desempenha papel no orgasmo nem na ereção, e só produz o líquido que nutre e protege os espermatozoides ⁶.
O que é o câncer de próstata?
É um tumor maligno localizado na próstata. Para explicar de forma simples como funciona o câncer, as células se multiplicam e se renovam ao longo da vida, mas, em algumas pessoas, podem crescer de maneira descontrolada e gerar tumores benignos ou malignos nesta glândula do corpo masculino ⁶.
O que significa Novembro Azul?
O mês de novembro foi escolhido porque 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Já a cor azul dá continuidade e alinhamento ao Outubro Rosa. Internacionalmente, o movimento é chamado de Movember, que representa a união de moustache (bigode) e november (novembro) ⁴.
Essa campanha começou na Austrália, em 2003, e envolve não apenas a importância do exame de próstata, mas também outros testes que os homens devem fazer regularmente para manter a boa saúde, como ⁵:
- dosagem da glicemia e do colesterol;
- hemograma (exame de sangue) completo;
- testes de urina;
- acompanhamento da pressão arterial;
- verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC) e do perímetro abdominal.
Além disso, é fundamental manter a carteira de vacinação em dia e cuidar da sua saúde mental e emocional ⁵.
Leia também: Hipertensão: o que fazer quando a pressão arterial aumenta?
Qual é a importância da prevenção do câncer de próstata?
A prevenção tem como principal objetivo a detecção precoce da doença para o rápido início do tratamento, que aumenta as expectativas de cura do câncer de próstata em até 98%. O exame preventivo é crucial, uma vez a condição é assintomática nos estágios iniciais e, quando aparecem os sinais, 95% dos tumores já estão mais avançados ¹,²,⁵.
Os sintomas mais comuns do câncer de próstata são ¹,⁵:
- dificuldade para urinar;
- sensação de bexiga cheia mesmo após urinar;
- redução do jato de urina;
- dores na região pélvica;
- sangue na urina ou no sêmen.
Quem deve fazer o exame de prevenção do câncer de próstata?
Homens com mais de 50 anos devem fazer o exame anual de prevenção do câncer de próstata para que o médico avalie alterações na glândula (presença de nódulos e endurecimento). Além disso, quem tiver fatores de risco associados deve iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos ⁵.
Os principais fatores de risco envolvem ⁵,⁶:
- histórico de câncer de próstata na família, como pai, tio, avô e irmão que tiveram a doença antes dos 60 anos;
- sobrepeso e obesidade;
- idade avançada, geralmente a partir dos 55 anos.
Dessa forma, o movimento visa mostrar aos homens a importância de realizar os exames preventivos, como o de toque e o de sangue, chamado de PSA (Antígeno Prostático Específico), que ajuda a diagnosticar problemas na próstata ⁵.
Agora que já sabe o que significa Novembro Azul, confira dicas para manter a sua saúde e prevenir esta doença.
Como prevenir o câncer de próstata?
O INCA (Instituto Nacional de Câncer) indica as seguintes medidas ⁵,⁶:
- dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais;
- redução de gorduras na alimentação, especialmente as de origem animal;
- praticar atividades físicas por pelo menos 30 minutos por dia;
- manter o peso adequado à altura;
- se tiver, tratar adequadamente hipertensão, diabetes e colesterol;
- não fumar;
- evitar bebidas alcoólicas.
Cuide da saúde masculina de forma completa
O Novembro Azul é um lembrete de que a prevenção vai além dos exames: é sobre adotar hábitos que fortalecem o corpo e a mente. Além de uma alimentação equilibrada e exercícios regulares, vale investir em cuidados que mantenham a vitalidade e a disposição no dia a dia.
A Vitamina Neo Química Homem, por exemplo, é uma aliada importante nesse processo, pois ajuda a suprir nutrientes essenciais para energia, imunidade e bem-estar, como vitamina B6, selênio, zinco e biotina ⁷.
Já os medicamentos Tadalafila e Sildenafila, quando prescritos por um médico, podem auxiliar na manutenção da função sexual e da confiança, aspectos fundamentais da saúde e autoestima masculinas ⁸,⁹.
Afinal, cuidar de si também é um ato de prevenção, e pequenas atitudes fazem grande diferença na sua qualidade de vida. Se precisar, conte com a qualidade e a segurança da Neo Química.
Vitamina Neo Química Homem. Alimentos isentos de registro conforme RDC 27/2010. Outubro/2025.
Tadalafila. Indicações: tratamento da disfunção erétil. Registro MS: 1.5584.0484.005-0. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2025.
Sildenafila. Indicações: tratamento da disfunção erétil. Registro MS: 1.5584.0145.008-1. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2025.

Sobre o autor
Dr. Márcio de Queiroz Elias
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro em 1994, concluiu sua especialização em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo em 1996. Entre 2004 e 2005, ocupou posições de liderança em maternidades e instituições hospitalares, onde consolidou sua experiência em gestão na área da saúde.