Chega de sofrer com febre e dor, use Dipirona a seu favor.
Tratamentos

De quanto em quanto tempo pode tomar dipirona​? Entenda!

Dr. Márcio de Queiroz Elias Publicado em: 28/11/2025 - Atualizado em: 28/11/2025

A dipirona age no bloqueio da enzima ciclooxigenase (COX), que participa da produção de prostaglandinas, substâncias que causam dor, febre e inflamação.

Imagem do post De quanto em quanto tempo pode tomar dipirona​? Entenda!

Aprender de quanto em quanto tempo pode tomar dipirona​ garante que você alivie a dor e a febre de modo seguro e eficaz. Afinal, se tomar mais do que o indicado na bula ou pela orientação médica, pode causar complicações e sintomas de intoxicação, por exemplo.

Por isso, é essencial se informar antes de tomar um medicamento de venda livre, como a dipirona, um dos analgésicos mais consumidos pela população brasileira ¹.

Em 2023, por exemplo, entrou na lista de medicamentos genéricos mais vendidos, segundo o estudo da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos) ¹.

Logo, foi um dos remédios que impulsionaram o aumento da venda de genéricos no país, que elevou em 5% a sua comercialização em relação ao ano anterior ¹.

Por sua tamanha adesão, preparamos este texto para te ajudar a entender de quanto em quanto tempo pode tomar dipirona​, se é indicado consumi-la a cada quatro horas e se pode fazer mal usá-la em excesso. Acompanhe!

Resumo

  • A dipirona é um analgésico e antitérmico eficaz, indicado para dores leves a moderadas, febre, cólicas e dores pós-operatórias, disponível em comprimidos, gotas e outras apresentações ².
  • Seu efeito ocorre ao bloquear a produção de prostaglandinas no corpo, atuando no cérebro e nos nervos, o que explica seu alívio rápido da dor e da febre ²,³.
  • O intervalo correto entre doses é de cerca de seis horas, respeitando a posologia máxima diária para adultos e crianças conforme peso. Exceder a dose pode causar efeitos adversos, incluindo problemas renais e alterações do sistema nervoso ³,⁴.
  • A dipirona deve ser usada sempre conforme orientação médica ou da bula, respeitando a dose e o intervalo entre tomadas. Em caso de excesso, é necessário atendimento médico imediato e medidas de desintoxicação ³,⁴.

 

Conteúdos relacionados

 

O que é dipirona?

É um medicamento com potente ação analgésica e antipirética (contra a febre), considerado um anti-inflamatório não esteroide (AINE) fraco. Atua no alívio de cefaleias, enxaquecas, nevralgias (dor nos nervos) e dores reumáticas, além de cólicas, como as renais e menstruais, e dores pós-operatórias ou com outras causas ².

Chamada cientificamente de metamizol, está disponível em várias formas, como em gotas, comprimidos, supositórios e injetáveis, utilizados em hospitais ².

Seu uso é seguro igual ao consumo de outros analgésicos e antipiréticos e, devido à segurança e à eficácia comprovadas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a libera para ser comercializada como um medicamento isento de prescrição (MIP) ².

Como a dipirona age no organismo?

A dipirona age no bloqueio da enzima ciclooxigenase (COX), que participa da produção de prostaglandinas, substâncias que causam dor, febre e inflamação. Ao inibir essa ação, o remédio reduz a dor e a febre ao atuar no cérebro e nos nervos que transmitem os sinais dolorosos pelo corpo ².

Dessa forma, esse mecanismo explica por que a dipirona é eficaz tanto para aliviar dores leves e moderadas quanto para controlar a febre ²,³.

Diferentemente de outros analgésicos, tem baixo risco de causar irritação no estômago e costuma ser bem tolerada, mas é fundamental saber de quanto em quanto tempo pode tomar dipirona​ conforme orientações da bula ²,³.

De quanto em quanto tempo pode tomar dipirona​?

Você deve respeitar os intervalos de cerca de 6 horas entre cada dose para permitir que os efeitos analgésicos e antitérmicos da dipirona atuem plenamente. Adultos podem usar gotas ou comprimidos conforme indicado, enquanto crianças recebem doses ajustadas pelo peso, sempre seguindo a posologia máxima diária ³,⁴.

O tempo entre cada dose de dipirona é essencial para garantir segurança e eficácia, evitar efeitos adversos e manter o alívio da dor e da febre ³,⁴.

Veja abaixo a posologia indicada do uso de dipirona em gotas e comprimidos tanto para crianças quanto para adultos.

  • Dipirona em gotas para adultos e adolescentes acima de 15 anos: 20 a 40 gotas em administração única ou até no máximo 40 gotas, até 4 vezes ao dia ³.
  • Dipirona em gotas para crianças: dose ajustada pelo peso, variando de 2 a 35 gotas, distribuídas em até 4 tomadas diárias, que representam 140 gotas ³.
  • Dipirona em comprimidos: para os de 500 mg, adultos e adolescentes maiores que 15 anos devem tomar 1 a 2 comprimidos até 4 vezes ao dia; já os de 1g, ½ a 1 comprimido até 4 vezes ao dia ⁴.

 

Leia também: Tipos de dores de cabeça: conheça as diferenças e como tratá-las!

Pode tomar dipirona a cada 4 horas?

Você não pode tomar dipirona a cada 4 horas, apenas se o seu médico indicar. Por via oral, seus efeitos antitérmicos e analgésicos começam em cerca de 30 minutos e duram entre 4 e 6 horas ². Se necessário, a dose pode ser repetida, respeitando a posologia máxima diária ³,⁴.

Respeitar o intervalo correto entre doses de 6 horas (até quatro vezes ao dia) é essencial para manter a eficácia do medicamento e evitar efeitos adversos.

Lembre-se de que, em adultos e adolescentes, a dose máxima depende da apresentação escolhida, enquanto em crianças é calculada conforme o peso. Sempre siga as instruções da bula e/ou do farmacêutico para garantir segurança ²-⁴.

Pode tomar 2 dipironas de uma vez?

Só pode tomar 2 dipironas de uma vez se a recomendação estiver na bula ou for feita por um médico. Para adultos e adolescentes acima de 15 anos, a apresentação em 500 mg permite 1 a 2 comprimidos por dose, enquanto a de 1 g permite ½ a 1 comprimido ³,⁴.

Nunca exceda a dose máxima diária e ajuste sempre conforme orientação médica ³,⁴.

Agora que você já sabe de quanto em quanto tempo pode tomar dipirona, entenda os motivos da importância de seguir as recomendações.

É verdade que dipirona em excesso faz mal?

Sim, usar dipirona em excesso faz mal. Sintomas de overdose incluem náuseas, vômitos, dor abdominal, problemas renais, queda de pressão, arritmias cardíacas e, em casos graves, alterações no sistema nervoso, como vertigem, sonolência, convulsões ou coma. A urina pode ficar avermelhada devido à excreção de um metabólito inofensivo ³,⁴.

Não existe antídoto específico para a dipirona. Em casos de ingestão recente, é fundamental reduzir a absorção com procedimentos como lavagem gástrica ou carvão ativado. O principal metabólito pode ser eliminado por hemodiálise, hemofiltração ou hemoperfusão ³,⁴.

Sempre procure atendimento médico imediato, levando a embalagem ou bula do medicamento, e, se necessário, entre em contato com serviços de orientação médica, como o telefone 0800 722 6001. Seguir essas medidas aumenta a segurança e ajuda a evitar complicações graves ³,⁴.

Bem, após aprender de quanto em quanto tempo tomar dipirona e sua posologia conforme cada versão, é hora de conhecer opções seguras e eficazes.

Onde encontrar a dipirona?

A dipirona é um medicamento seguro e eficaz, disponível em diversas apresentações, como comprimidos e gotas. Genéricos, como os oferecidos pela Neo Química, apresentam o mesmo princípio ativo e dose que os medicamentos de referência, garantindo o mesmo efeito terapêutico ¹.

Além da dipirona simples, existe a Doralgina, que combina dipirona com isometepteno e cafeína, atuando de forma eficiente no alívio de dores de cabeça e cólicas ⁵.

A dipirona reduz a sensibilidade à dor, o isometepteno controla a dilatação dos vasos sanguíneos e a cafeína ajuda a aliviar o incômodo. Esses medicamentos são uma opção prática e confiável, disponíveis em farmácias por todo o Brasil ⁵.

Conheça mais sobre Dipirona em gotas, Dipirona em comprimido e Doralgina da Neo Química ³,⁵.

Dipirona monoidratada 500mg/mL. Solução Gotas. Indicações: analgésico (para dor) e antitérmico (para febre). MS 1.5584.0280. Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2025.

Dipirona monoidratada. Indicações: analgésico e antitérmico. Comprimido. MS 1.5584.0325. Medicamento Referência: Novalgina. Medicamento Genérico - Lei nº 9.787/99. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2025.

Doralgina. Dipirona, mucato de isometepteno e cafeína. Indicações: analgésico e antiespasmódico; incluindo enxaquecas ou para o tratamento de cólicas. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. MS 1.5584.0380. Outubro/2025.

Chega de sofrer com febre e dor, use Dipirona a seu favor.

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro em 1994, concluiu sua especialização em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo em 1996. Entre 2004 e 2005, ocupou posições de liderança em maternidades e instituições hospitalares, onde consolidou sua experiência em gestão na área da saúde.

Conheça o autor