Histamin, alegria de rolar no tapete da sala
Alergias

Urticária nervosa: o que é? Veja as causas, sintomas e cuidados

Neo Química Publicado em: 16/10/2025 - Atualizado em: 05/11/2025

A urticária nervosa, também chamada de urticária psicogênica ou adrenérgica, é um tipo de urticária que surge em momentos de maior estresse, ansiedade, nervosismo ou tensão

Imagem do post Urticária nervosa: o que é? Veja as causas, sintomas e cuidados


A urticária é uma das dermatoses mais comuns do mundo: cerca de 15% a 20% da população apresenta ao menos um episódio agudo da doença ao longo da vida. Existem diversos tipos da doença, com gatilhos diferentes, como a urticária nervosa, que aparece em momentos estressantes ¹.

Esse é o assunto do nosso conteúdo de hoje. Para te ajudar a reconhecer os sinais, trouxemos as principais informações que você precisa saber: a origem, os sintomas e como tratar a urticária nervosa.

Quer aprender mais sobre essa condição? Então, continue a leitura e confira!

Resumo

  • A urticária nervosa provoca vergões, coceira, inchaço e sensação de queimação. Os principais gatilhos do quadro são os momentos de estresse, ansiedade e nervosismo 2, 3.
  • Os sintomas desse tipo de urticária duram poucas horas e desaparecem sem deixar marcas ou cicatrizes 4.
  • Para amenizar o incômodo, você pode fazer compressas frias e investir em roupas mais soltas e com tecidos naturais. Não coçar as lesões também ajuda a controlar o sintoma ¹.
  • O médico pode recomendar um tratamento medicamentoso, se necessário. Antialérgicos, corticoides e imunomoduladores ajudam a evitar novas crises ¹.

Conteúdos relacionados

Afinal, o que é urticária nervosa?

A urticária nervosa, também chamada de urticária psicogênica ou adrenérgica, é um tipo de urticária que surge em momentos de maior estresse, ansiedade, nervosismo ou tensão ².

Nesse caso, a alergia na pele e a coceira não são agravadas por alimentos, medicamentos, picadas de insetos ou estímulos físicos, mas por alterações emocionais, que são como um gatilho para o quadro ³.

A urticária nervosa é uma alergia ao estresse?

Pode-se dizer que a urticária nervosa é uma alergia ao estresse, embora o fator emocional não seja a origem do problema, mas um estímulo que agrava o quadro ².

Na realidade, o que acontece é que o organismo libera diversas substâncias quando estamos estressados e nervosos, como a histamina, responsável por regular os sintomas alérgicos 2, 3.

O excesso de histamina pode levar ao aparecimento de quadros alérgicos. Nesse caso, como os sintomas estão relacionados ao aumento da substância devido ao estresse, o quadro é chamado de urticária nervosa 2, 3.

Quais são os sintomas desse tipo de urticária?

Os sintomas de urticária adrenérgica são semelhantes aos de outros tipos da doença 4:

  • vergões;
  • sensação de queimação ou picadas;
  • vermelhidão;
  • coceira;
  • inchaço ou angioedema (principalmente ao redor dos olhos e lábios).

Normalmente, a alergia na pele e a coceira duram poucas horas e desaparecem sem deixar marcas. Além disso, embora possa ocorrer em qualquer parte do corpo, as solas dos pés, as palmas das mãos e as axilas são áreas pouco afetadas 4.

Em casos raros, o angioedema pode atingir a garganta e comprometer as vias respiratórias. Caso surjam sinais, principalmente dificuldade para respirar, busque ajuda médica imediatamente 4.

Como tratar a urticária nervosa?

Agora que você sabe o que é urticária nervosa, é hora de falarmos sobre o seu tratamento, que envolve medidas não farmacológicas e o uso de medicamentos.

Em relação aos cuidados caseiros, as seguintes medidas podem ajudar a amenizar os sintomas ¹:

  • fazer compressas frias sobre o local irritado;
  • não provocar atrito com roupas ou acessórios;
  • não usar tecidos sintéticos e apertados que irritam ainda mais a pele;
  • não coçar as lesões.

Já quando a pessoa precisa de um remédio, existem três opções que o médico pode recomendar, exatamente nessa ordem ¹:

  1. Antialérgico;
  2. Corticoides;
  3. Imunomoduladores.

O antialérgico oral é o principal medicamento para o tratamento da urticária e funciona em até 91% dos casos. Seu uso alivia os sintomas ao inibir a ação da histamina, substância que, em excesso, pode provocar reações alérgicas ¹.

Quando o quadro não melhora com o antialérgico, o médico pode prescrever um corticoide, como a prednisolona. Seu uso é mais comum durante episódios agudos e deve ser feito por no máximo sete a 14 dias ¹.

Por fim, caso o profissional acredite que os sintomas alérgicos tenham relação com o sistema imunológico (urticária autoimune), o uso de imunomoduladores pode ser necessário para controlar o quadro ¹.

👉 Caso o inchaço afete as vias respiratórias e cause anafilaxia, o uso de adrenalina (epinefrina) é fundamental e deve ser feito o mais rápido possível ¹.

Conheça Histamin: o antialérgico da Neo Química!

Seu médico pode recomendar o uso de um antialérgico, como o Histamin, para controlar os sintomas de urticária nervosa e amenizar as crises.

Afinal, durante situações de estresse, o sistema imunológico libera diversas substâncias na corrente sanguínea, como a histamina, que provoca os sintomas da urticária 5.

Nessas horas, o uso de um antialérgico pode ajudar a interromper essas reações e reduzir a coceira e o inchaço 5.

O princípio ativo de Histamin, o maleato de dexclorfeniramina, bloqueia os receptores da histamina e controla a sua ação, o que ameniza a alergia 5.

O produto está disponível em comprimido, xarope e creme nas principais farmácias do país e na loja online de Neo Química.

Para saber mais, confira a bula.

 

Histamin. maleato de dexclorfeniramina. Comprimido. MS 1.5584.0573. Xarope. MS 1.5584.0373. Indicações: tratamento de alergias, prurido, rinite alérgica, urticária, picada de inseto, conjuntivite alérgica, dermatite atópica e eczemas alérgicos. Creme. Indicações: para o alívio do prurido, alergias, coceiras, urticária e picada de inseto. MS 1.5584.0373.

Histamin, alegria de rolar no tapete da sala

Sobre o autor

Neo Química

Em nosso portfólio de mais de 400 produtos, entre genéricos e similares, detemos alguns dos medicamentos mais vendidos do Brasil¹, estando presentes em mais de 99% das farmácias do país². Sob a assinatura "Sua saúde é nossa vocação", entendemos que a saúde é uma condição individual, bem como ampliamos o conceito de saúde indo além da ausência de doenças e do uso de medicamentos: focamos também na prevenção, no cuidado e no bem-estar físico, mental e social.

Conheça o autor