Você confia, a gente cuida
Vitaminas

Vitamina D 50.000 UI: o que é, para que serve e como tomar

Dr. Márcio de Queiroz Elias Publicado em: 15/09/2025 - Atualizado em: 15/09/2025

Entenda para que serve a vitamina D 50.000 UI, quando o médico pode te indicar, como tomar e em quanto tempo pode apresentar resultados. Guia prático!

Imagem do post Vitamina D 50.000 UI: o que é, para que serve e como tomar


O número elevado da vitamina D 50.000 UI pode até assustar, mas saiba que pode ser essencial para ajudar a tratar determinadas doenças associadas à baixa concentração desse nutriente no organismo, como a osteoporose ¹.

De modo geral, a vitamina D, considerada também como um pré-hormônio, é indispensável para a saúde óssea, pois atua no metabolismo e nos tecidos dos ossos, além de ajudar a manter a imunidade ¹.

Portanto, se uma criança, jovem, adulto ou idoso não atingir a concentração ideal no organismo, pode desenvolver problemas ¹.

Contudo, mesmo com tanta importância para a saúde e a qualidade de vida, as mudanças da era moderna impactaram diretamente a quantidade dessa vitamina no corpo da população mundial. Afinal, é comum não se expor ao sol devido à longa permanência em ambientes fechados ¹.

Como consequência, em alguns casos,é necessária a suplementação para prevenir ou tratar alguma condição de saúde. Aproveite este texto para entender para que serve e como tomar vitamina D 50.000 UI, vendida sob prescrição médica.

Resumo

  • A vitamina D, também considerada um pré-hormônio, é essencial para a saúde óssea, pois atua no metabolismo e nos tecidos dos ossos. A dose de 50.000 UI é usada em casos de deficiência grave, o que ajuda a prevenir e tratar doenças, como osteoporose e raquitismo ¹,³.
  • A sigla UI significa Unidades Internacionais, medida usada para quantificar vitaminas e alguns medicamentos. No caso da vitamina D, 1 UI equivale a 0,333 mg, o que permite converter a dosagem prescrita para outras unidades de medida ².
  • A vitamina D 50.000 UI é prescrita para repor níveis muito baixos do nutriente, prevenir quedas e fraturas em idosos e apoiar tratamentos de certas doenças, como a tuberculose, devido ao fortalecimento da imunidade ³,⁴.
  • Normalmente, indica-se 50.000 UI por semana ou 7.000 UI por dia, durante seis a oito semanas. A dose e a duração variam conforme o grau de deficiência e devem ser definidas por um médico para evitar riscos de consumo inadequado ³,⁵.
  • O tempo para observar resultados da suplementação varia, pois a absorção e metabolização diferem entre cada pessoa. A alimentação, a exposição solar e o uso de outros medicamentos podem interferir na eficácia da suplementação ¹,⁶.

Conteúdos relacionados

O que significa 50.000 UI na vitamina D?

A primeira dúvida que pode surgir é o que significa 50.000 UI na vitamina D. A sigla quer dizer Unidades Internacionais, que faz parte de um sistema de medida farmacêutico mundial. O objetivo é quantificar vitaminas, como A e D, e medicamentos, como insulina, nistatina (antifúngico) e somatropina (hormônio de crescimento) ².

Em outras palavras, UI representa quantidades da mesma forma que as outras medidas, como gramas, miligramas e microgramas ².

Por exemplo, para saber quantos miligramas tem a dose prescrita de UI, basta multiplicar os valores com base em: 1 UI é igual a 0,333 mg ².

Para que serve a vitamina D 50.000 UI?

A vitamina D 50.000 UI serve para repor os estoques do nutriente que estão muito abaixo do adequado. Portanto, é um suplemento de alta dosagem prescrito para auxiliar a tratar desmineralização óssea pré e pós-menopausa, raquitismo, osteomalacia e osteoporose; e a prevenir quedas e fraturas em idosos com hipovitaminose D ³,⁴.

Entretanto, estudos apontam o uso da vitamina D de alta dosagem para apoiar o tratamento de variadas condições, como a tuberculose. Especialistas apontaram que, em uma pesquisa, uma paciente com resistência ao tratamento padrão da doença pulmonar usou esse suplemento por 13 meses ¹.

O resultado? Uma melhora clínica do quadro devido ao fortalecimento da imunidade pelo uso da vitamina D ¹.

Leia também: Como saber se estou com deficiência de vitamina D?

Como tomar a vitamina D 50.000 UI?

Profissionais da área de saúde dizem que a indicação mais frequente é tomar a vitamina D 50.000 por semana ou 7.000 UI por dia durante seis a oito semanas. E, caso o nível do nutriente no corpo não atinja o valor necessário, é possível que o médico prolongue o uso com mais um ciclo ³.

Contudo, é fundamental seguir as orientações médicas, afinal, a dose diária, semanal ou mensal adequada varia conforme cada paciente e o seu grau de deficiência no organismo ³.

Cabe destacar que a principal fonte de vitamina D são os raios solares. Em alimentos, como salmão, atum, gema de ovo e cogumelos, está em baixíssimas concentrações ⁵.

Logo, o caminho mais recomendado quando existe uma hipovitaminose D é a suplementação com acompanhamento médico ⁵.

Sobre o melhor horário para tomar essa vitamina, estudos divergem nos resultados. Por se associar a gorduras, algumas pesquisas indicam uma melhor absorção quando a pessoa ingere logo após as principais refeições. Já outras apontam que não faz diferença tomar esse suplemento em jejum ou em determinada refeição ⁶.

Lembramos que ao tomar vitaminas de alta dosagem sem acompanhamento médico, você pode consumir doses inadequadas, tanto abaixo quanto acima do necessário. E, portanto, prejudicar o seu tratamento ⁵.

Saiba mais: Conheça a importância do cálcio e como melhorar sua absorção!

Em quanto tempo a vitamina D 50.000 começa a fazer efeito?

Não existe um consenso de quanto tempo a vitamina D 50.000 começa a fazer efeito no organismo. Ou seja, quando eleva, de fato, a concentração do nutriente no corpo. Essa variação acontece porque as pessoas apresentam capacidades de metabolização e absorção intestinal variadas ¹.

Logo, a quantidade e o tempo da suplementação devem ser individualizados, pois cada indivíduo tem suas particularidades. Especialmente quando falamos de pessoas na melhor idade, que geralmente usam outros remédios que podem interferir na reposição da vitamina D ¹.

Quer ver um exemplo da necessidade de uma orientação individualizada? Um estudo comparou os níveis séricos de vitamina D ao desenvolvimento de diabetes mellitus tipo II. O resultado foi que a dose de suplementação adequada para reduzir o risco dessa condição deve ser maior que 800 UI / dia ¹.

Portanto, cada pessoa receberá uma dose conforme suas necessidades, sem uma especificação fixa pelo tipo da doença ¹.

Onde encontrar a vitamina D 50.000 UI?

A vitamina D 50.000 UI da Neo Química está disponível nas farmácias espalhadas pelo Brasil, assim como no e-commerce da marca.

Conheça as vitaminas e os suplementos da Neo Química e invista na manutenção da sua saúde!

Alimentos isentos de registro conforme RDC 27/2010. Agosto/2025.

Você confia, a gente cuida

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro em 1994, concluiu sua especialização em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo em 1996. Entre 2004 e 2005, ocupou posições de liderança em maternidades e instituições hospitalares, onde consolidou sua experiência em gestão na área da saúde.

Conheça o autor

1. Mendes J, Salvador B. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA. Suplementação com Vitamina D: uma revisão sistemática [Internet]. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15490/1/J%C3%83%C2%A9ssica%20Mendes%20Borges.pdf. Acesso em agosto de 2025.


2. O que é UI na dosagem? [Internet]. Portalinsights.com.br. 2024. Disponível em: https://www.portalinsights.com.br/perguntas-frequentes/o-que-e-ui-na-dosagem. Acesso em agosto de 2025.


3. Maeda SS, Borba VZC, Camargo MBR, Silva DMW, Borges JLC, Bandeira F, et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. 2014 Jul;58(5):411–33.


4. Bula do produto Vitamina D 50.000 UI da Neo Química.


5. Seprev | Entenda as funções da vitamina D no corpo e como mantê-la em nível saudável [Internet]. Sp.gov.br. 2021. Disponível em: https://seprev.sp.gov.br/saude/dicas-de-leitura/entenda-as-funcoes-da-vitamina-d-no-corpo-e-como-mante-la-em-nivel-saudavel. Acesso em agosto de 2025.


6. Galvão LO, Reis CMS, Galvão MF, Motta LACR da. Eficácia da reposição de vitamina D3 em idosos na dose de 50.000 Ui por semana durante 8 semanas: é o suficiente? Geriatrics, Gerontology and Aging. 2016 Jun;10(2):93–100.